Inicio Lazer Sugestão de leitura Gerar, criar, educar de António Gomes Ferreira

Gerar, criar, educar de António Gomes Ferreira

Gerar, criar, educar de António Gomes Ferreira
Gerar, criar, educar de António Gomes Ferreira

Entender a forma como a criança foi encarada durante o Antigo Regime e o olhar científico sobre questões como o mistério da concepção, a higiene e a educação na época setecentista é a proposta do livro, Gerar, criar, educar de António Gomes Ferreira.

Gerar, criar, educar

Neste trabalho são apresentados estudos e procedimentos usados para ajudar à concepção e os tratamentos efectuados para os problemas da infertilidade e gravidez, entre outros, alguns dos quais mais do que estranhos para o ponto de vista actual.

O uso de mistelas para ajudar a mulher ou o homem a conceberem, de amuletos como “hum dente de minino de 7 annos” junto do corpo era algo de habitual. Do mesmo modo pensava-se poder escolher o sexo da criança se a mulher, logo após o acto, se voltasse para a direita, no caso de querer um rapaz ou para a esquerda se desejasse uma rapariga, durante um período de 15 minutos.

E o aborto era já um assunto tratado pelas autoridades que se preocupavam com a sua prevenção e que tomaram mesmo posições acerca da matéria. Em algumas cidades portuguesas, o juiz do conselho tinha de tomar conhecimento de todas as mulheres que estivessem grávidas no seu distrito e notificava-as a darem regularmente “conta das barrigas” sob pena de pagamento de seis mil reis de multa e de prisão se não o fizessem.

Estes e outros “conselhos” pode encontrar neste livro, dividido em temas como a higiene e nutrição, o afecto dos pais versus os castigos aplicados, as maleitas e os percursos de vida e de educação, numa descrição que prende da primeira à última página não apenas os pedagogos mas qualquer leitor com algum interesse pela história e costumes do nosso país.

O autor, António Gomes Ferreira, pretendeu “levantar o véu sobre a questão complexa da relação entre saberes no processo científico” conforme afirma no prefácio a esta edição da Quarteto.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Exit mobile version