Inicio Lazer Sugestão de leitura Capitães do Brasil de Eduardo Bueno

Capitães do Brasil de Eduardo Bueno

Capitães do Brasil de Eduardo Bueno

Em Capitães do Brasil o leitor toma consciência das razões e das circunstâncias em que ocorreu a colonização do Brasil. Um livro lançado pela Editora Pergaminho.

Capitães do Brasil

Eduardo Bueno leva até aos leitores este Capitães do Brasil, do qual destacamos a análise detalhada do autor relativamente às razões de fundo e às circunstâncias em que ocorreu a colonização do Brasil. Colonizar o Brasil surgiu da necessidade de controlar o saque e a pirataria, realizando na altura um verdadeiro feito: dividir o país em capitanias hereditárias, num ousado projecto de transpor para a vastidão do novo Mundo o modelo civilizacional europeu.

Mas os capitães e a sua forma de governo nem sempre surgiram como exemplos acabados da sofisticação do velho continente. Afinal, quem eram estes homens que receberam imensos lotes da nova colónia? Na sua maioria, os capitães donatários eram oriundos da baixa nobreza, conquistadores, funcionários da corte ou militares.

A história dos capitães do Brasil é a de um projecto ousado, mas destinado ao fracasso, com um triste fim para os seus heróis, que na sua maioria perderam todas as suas riquezas, ou mesmo a saúde ou a própria vida. Eduardo Bueno é o autor deste livro, rico na sua perspectiva história, que vai levar até aos leitores tudo o que de mais notório sucedeu relativamente a este assunto.

Apesar de apenas 2 das 12 capitanias terem conhecido algum sucesso, esta forma de colonização fez história por uma série de outras razões: o início da mestiçagem, a relação da autoridade portuguesa com os indígenas, todo o futuro do governo e da administração do Brasil, têm a sua raiz nesta primeira divisão de terras.

Jornalista, escritor, editor e tradutor, e apaixonado por história, Eduardo Bueno é conhecido do público português através das suas obras, como por exemplo “A Viagem do Descobrimento e Náufragos”, também esta da Pergaminho. Um livro para se deixar embalar pela história, também ela feita por nós, portugueses!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
Exit mobile version