Inicio Lazer Fora de Casa Previsão do tempo: a chuva ou o sol

Previsão do tempo: a chuva ou o sol

Previsão do tempo
Previsão do tempo

Anos e anos de experiência, permitem aos mais velhos com um gesto banal, molhando o dedo e levantando-o ao ar, prever se o dia seguinte, vai estar mais quente ou mais frio. Olha-se o céu atentamente e, nas suas linhas invisíveis, prevê-se o tempo para amanhã.

Confia-se de imediato no empírico da leitura, alheio a qualquer ciência. O céu avisa

As pessoas têm sempre uma atenção especial, para o boletim meteorológico que os media dão a conhecer. É habitual, querer-se saber qual o tempo para amanhã. Favorece-nos na escolha do vestuário e, em algumas actividades o estado do tempo, é fundamental.

A ciência prevê as condições climatéricas, que se irão fazer sentir, através de observações periódicas do estado do tempo e da utilização de modelos físico-matemáticos de previsão, a partir de equações. A simulação dos possíveis fenómenos atmosféricos, é baseada nestas equações.

Previsões do tempo

As previsões do tempo, a partir do modelo físico-matemático, só estão direccionadas para os 10 dias posteriores e, a sua taxa de concretização é bastante elevada. Para o dia seguinte, a taxa de previsão é bastante correcta, entre os 80% e os 90%.

Fenómenos do tempo

À medida que os dias aumentam, a taxa de previsão vai diminuindo, chegando a um ponto que é, apenas um mero indicador. Para se saber que tempo irá fazer, é observado inicialmente, o estado do tempo em cada estação meteorológica.

Esferas climatológicas

As esferas climatológicas, compõem as estações e permitem uma observação, muito mais pormenorizada: temperatura, vento, humidade, pressão atmosférica, quantidade de precipitação, nuvens, temperatura mínima da relva e do solo, insolação e, as últimas horas entre o tempo passado e o tempo presente, de cada observação.

O intercâmbio livre de informações entre os países, permite que um comunicado no final de cada estação, seja direccionado ao sistema mundial. É este tipo de informações que permite prever, quando é que um fenomeno se aproxima do nosso país.

Portugal, não está muito bem colocado para se saber com antecedência, o que pode acontecer, pois as perturbações provêm de Oeste para Leste. As informações de satélites e de navios em alto mar, são as grandes fontes do Instituto de Meteorologia. O azar ou a sorte, é que o mar traz com ele as tormentas mas, também o bom tempo.

Estações meteorológicas

Os dados das estações meteorológicas são analisados em conjunto, com as informações do radar e dos satélites. Obtém-se o estado do tempo naquele momento e, daí parte-se para a previsão, através dos modelos físico-matemáticos.

A evolução científica e os dados, raramente falham. Mas, convém elucidar as pessoas, sobre o vocabulário técnico que muitas vezes se utiliza, mas para o qual não se percebe o respectivo sinónimo. Os métodos do povo, parecem ser mais simples e compreensíveis.

Mas, e então onde fica a cultura popular, quanto à previsão do tempo? Sem dúvida, que nos locais mais isolados do nosso país, as previsões científicas pouco importam.

O que conta, é olhar para o manto negro do céu, observar a sua cor e as estrelas e, prever que amanhã está sol ou que a chuva cairá.

O que prevalece, é levar à boca o dedo indicador, molhá-lo e depois levantá-lo ao ar, anunciando o vento, as condições climatéricas, para o dia seguinte. Dizem, que não falha e, como o povo tem sempre razão

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Exit mobile version