Inicio Lazer Fora de Casa Estreia de Dança de roda em Almada

Estreia de Dança de roda em Almada

Estreia de Dança de roda em Almada
Estreia de Dança de roda em Almada

Foram muitos os que não quiseram perder a estreia de Dança de roda, a nova produção da Companhia de Teatro de Almada. A peça, com texto de Arthur Schnitzler e encenação de Rodrigo Francisco, e que estará em cena até dia 1 de Abril, subiu ao palco pela primeira vez na Sala Principal do TMA com lotação esgotada e uma grande ovação do público.

O encenador Ricardo Pais, Marques D’ Arede, Melânia Gomes, Pedro Calapez, Joaquim Nicolau, Solveig Nordlund e Rui Mendes foram algumas das personalidades que assistiram ao espectáculo.

Dança de roda

Traz para o palco a roda-viva das relações instáveis e permissivas entre homens e mulheres, numa frenética dança de casais, com pares que se formam e desfazem de cena para cena, abordando de uma forma surpreendente as teorizações de Freud acerca dos impulsos sexuais e dos jogos de poder.

A ação circular desta peça evoca a propagação da sífilis, uma doença sexualmente transmissível que era no final do século XIX um flagelo semelhante ao que é hoje em dia o HIV.

A publicação da peça causaria grande controvérsia, tal como a sua primeira representação, em 1920, levando a que, no ano seguinte, um tribunal de Berlim a considerasse ofensiva da moral pública e Schnitzler viesse a proibir a sua apresentação em palcos europeus até à data da sua morte.

O elenco desta produção da Companhia de Teatro de Almada é constituído na sua maioria por ex-finalistas em 2011 do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema e da ACT – Escola de Actores.

Estes jovens actores tiveram oportunidade de realizar o seu estágio com Bernard Sobel, numa encenação de Santa Joana dos matadouros, texto de Bertolt Brecht, que esteve em cena no TMA no ano passado, e foi considerada pelo jornal Expresso como uma das dez melhores produções apresentadas em 2011.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
Exit mobile version