Inicio Lazer Fora de Casa Carnaval de Veneza, um regresso ao passado

Carnaval de Veneza, um regresso ao passado

Carnaval de Veneza, um regresso ao passadoCarnaval de Veneza
Carnaval de Veneza, um regresso ao passado

O famoso e tradicional Carnaval de Veneza abriu a edição deste ano com o Voo do Anjo. Um ator fantasiado e mascarado é erguida por um cabo de aço e sobrevoa a Praça de São Marcos, palco do baile a céu aberto protagonizado por turistas e moradores vestidos a rigor com os trajes tipicos dos bailes do século XVI da bela cidade italiana, Veneza.

O Carnaval de Veneza

Foi por esta data que surgiram as primeiras máscaras, marca registada da folia veneziana até hoje. Conta-se que a nobreza se mascarava para sair pelas ruas e se misturar com o povo nos dias de festa. Até hoje, a festa tem mais cara de elite do que popular.

Enquanto os turistas e os moradores menos abastados comemoram nas ruas, é comum haver bailes cheios de glamour em mansões e hotéis de luxo, com máscaras muito dispendiosas, feitas de metal, ouro e prata, além de dos vestidos sumptuosos, típicos da nobreza do século XVI. Mesmo quem não tem muita capacidade financeira consegue encontrar um traje de época alugado ou feito com matérias-primas mais em conta além das famosas máscaras de gesso e papel.

Fantasia veneziana

A fantasia veneziana mais fácil e popular é a chamada bauta, em formato de bico e complementada por um chapéu de três pontas, um casaco e uma capa preta.

. pub .

Era assim que os homens se passavam por nobres. Ainda que tenha esse carácter elitista, deve ser no mínimo interessante ver um desfile com roupas de época e mascarados, deslumbrante, não concordam?

Duração do Carnaval de Veneza

Mas só nos dias de folina, onde o Carnaval de Veneza chega a durar uma semana ou mais!

É que houve um tempo em que a festa perdurava por meses a fio e muita gente aproveitava a máscara para cometer alguns delitos. Tanto que, no século XVII, os mascarados foram proibidos de sair às ruas.

E o Carnaval de Veneza ficou durante muito tempo esquecido. Após os anos 80, os venezianos voltaram a sair á rua e a retomar as suas festas de carnaval. Ocupando hoje em dia um papel de relevo no Carnaval internacional, marcado pela espetacularidade dos seus trajes.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
Exit mobile version