Bebidas espirituosas com baixo teor alcoólico

9264
Bebidas espirituosas com baixo teor alcoólico
Bebidas espirituosas com baixo teor alcoólico

Já ouviu falar de bebidas como Bacardi Rigo, Martini Metz, Smirnoff Ice ou VK Vodka Ice? Sabe qual o seu teor em álcool? A TESTE SAÚDE testou 12 bebidas deste género, auto-denominadas, na maioria, de “baixo teor alcoólico“, e concluiu que têm uma quantidade de álcool semelhante à da cerveja e um valor calórico não negligenciável.

Algumas incluem substâncias estimulantes, como cafeína, taurina, ginseng e guaraná, cujos efeitos misturados com o álcool ainda não são bem conhecidos pela ciência. É o caso das bebIdas Eristoff Blood +, VK Vodka Ice e VK Vodka & Energy MIX, segundo a revista da DECO.

De acordo com os resultados publicados na edição de Julho/Agosto daquela revista de consumidores, os produtos testados contêm entre 4 e 6% de álcool e são compostos, essencialmente, por bebidas destiladas, como uísque, rum, vodka e martini, às quais se adicionam colas, limão, laranjadas e água tónica, entre outras. Trata-se, geralmente, de bebidas açucaradas, o que as torna mais calóricas: em média, 170 kcal por embalagem de 275 ml.

Neste tipo de bebidas, as marcas testadas por aquela revista de consumidores não escondem que têm álcool, nem enganam quanto ao respectivo teor. Contudo, não existe nenhuma lei específica para este tipo de produtos, podendo os fabricantes ditar as suas próprias regras. Como exemplo, a publicação da DECO afirma que a denominação de venda mais utilizada, “bebidas espirituosas de baixo teor alcoólico”, pode levar o consumidor a relativizar a presença do álcool. Nem todos temos obrigação de saber que uma bebida espirituosa contém, no mínimo, 15% desta substância.

Assim, a DECO/PROTESTE apela às autoridades para que criem legislação, que, entre outros aspectos, defina o teor máximo de álcool admissível nestes cocktails, a denominação de venda e os ingredientes que podem ser utilizados.

Por outro lado, a DECO exige uma maior fiscalização da parte da Inspecção-Geral das Actividades Económicas em relação à rotulagem, para evitar atropelos à lei, nomeadamente no que se refere à utilização da língua portuguesa: a Bacardi Breezer apresentava o seu rótulo em grego e as listas de ingredientes das bebidas J&B Twist e Smirnoff Ice encontravam-se em inglês.

Quanto aos consumidores, pode ler-se na TESTE SAÚDE, “o conselho é o de sempre: beba com moderação e não se deixe iludir pela designação baixo teor alcoólico: estas bebidas contêm uma quantidade de álcool semelhante à da cerveja“.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 4]