Inicio Família Educação dos filhos A Expressão Dramática no Jardim de Infância

A Expressão Dramática no Jardim de Infância

A Expressão Dramática no Jardim de Infância
A Expressão Dramática no Jardim de Infância

Nas atividades de expressão dramática a criança descobre-se a si mesma e descobre formas de se relacionar com os outros; o que implica aprender a lidar com situações sociais. O jogo simbólico é, assim, uma atividade muito importante.

O “fazer de conta” permite vivenciar experiências. É igualmente importante que se disponibilizem objetos variados e possíveis de ser explorados livremente.

Expressão dramática

As situações recriadas podem ser muito diferentes:

  • uma viagem
  • uma festa de aniversário
  • um almoço especial
  • uma ida às compras
  • uma conversa telefónica
  • ir ao médico
  • ir ao cabeleireiro

O papel do educador

O educador deve apresentar sugestões que ampliam as propostas das crianças.

Uma vez, um grupo de crianças recreou uma situação de um serão em família: o final do jantar e o arrumar da cozinha. Uma criança constatou que não havia televisão para ver um pouco, antes de deitar.

A educadora sugere a construção de uma televisão a partir de um caixote e também um comando, a partir de uma pequena embalagem de um pacote de bolachas. Foi um sucesso! Todos participaram nessa construção e, da expressão dramática passou-me par o domínio da expressão plástica.

Através da Expressão dramática a criança é capaz de se apropriar das mais variadas situações sociais. Vai interagindo com outras crianças nas brincadeiras de jogo simbólico, criando momentos de comunicação e experimentando diferentes reações.

É muito importante vivenciar situações da vida diária (levantar-se, vestir-se, viajar) assim como sentimentos (estar triste, alegre, zangado, cansado). Estas vivências podem envolver o corpo e tambem a voz.

O educador deve apresentar sugestões que resultem num desenvolvimento das propostas das crianças. Pode, ainda, sugerir dramatizações de maior complexidade, nomeadamente a dramatização de histórias.

A utilização de fantoches é também um meio para trabalhar a expressão dramática e explorar a linguagem oral.

Estas atividades são igualmente importantes no desenvolvimento da linguagem oral, na aquisição de vocabulário, na melhoria da articulação das palavras e na construção de frases.

Em casa ou no Jardim de Infância, aproveite as mais variadas situações para desenvolver este domínio – a expressão dramática.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Exit mobile version