Inicio Casa Horta e Jardim Poupe no jardim com dicas ecológicas

Poupe no jardim com dicas ecológicas

Regas ecológicas para regar o jardim

Existem cerca 1,6 mil milhões de lares em todo o mundo e é neles que gastamos a maior parte da energia, água e onde se produz a maior parte do lixo.

Veja como pode eliminar os desperdicios em água e iluminação no seu jardim:

Irrigação gota a gota

Evite o uso de aspersores normais e dê preferência à irrigação gota a gota, pois vai conseguir poupar mais água e energia. Em média com o sistema de irrigação gota a gota pode poupar até 70% da água que necessitaria para a rega com um aspersor normal. Este sistema ao causar menos evaporação acaba por regar a base das plantas que é a zona que mais necessita e deixa de regar as flores e folhas.

Aspersores

Se mesmo depois da rega gota a gota ainda continuar a preferir o aspersor, então opte por ligá-lo logo de manhã bem cedo ou então à noite. Com a temperatura mais baixa a evaporação será menor e a terra manter-se-á húmida durante mais tempo.

Irrigação do relvado

Encontra á venda sensores de chuva que evitam que os aspersores funcionem quando as condições climatéricas permitem uma rega natural, apesar deste tipo de sensores ser um gasto adicional, a poupança anual em água e energia vai compensar o investimento inicial. Esta opção poderá reduzir os seus custos em cerca de 30% por ano.

Mangueiras

Para evitar desperdícios saiba que existem sistemas de poupança para as mangueiras do seu jardim, assim não estará a desperdiçar água desde que abre a torneira até se posicionar com a mangueira no local a regar. A poupança pode chegar até aos 24 litros por minuto.

Iluminação

A iluminação no jardim da sua casa, é essencial tanto para poder usufruir deste espaço durante a noite como um factor de segurança. Contudo, este é um dos principais pontos para aumentar os seus gastos mensais, pelo que deverá desenvolver estratégias que lhe permitam fazer um uso mais eficaz e inteligente da iluminação e do seu tempo de utilização.

Sugerimos que desligue as luzes exteriores sempre que a sua utilização não se justifique. Poderá também adquirir temporizadores e sensores de movimento que ligam e desligam as luzes exteriores automaticamente. Este investimento inicial irá rapidamente ser recuperado quando contabilizar a poupança na fatura mensalmente.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Exit mobile version