Inicio Casa Horta e Jardim Cherovia ou Pastinaca sativa, uma raiz com sabor intenso

Cherovia ou Pastinaca sativa, uma raiz com sabor intenso

Cherovia, uma raiz muitoa apreciada nas Beiras
Cherovia, uma raiz muitoa apreciada nas Beiras

Cherovia em flo, a chirívia, chirivia, cherovia, cherivia, cherívia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta.

Cherovia ou Pastinaca sativa

O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar. Em Portugal, é cultivada na região da Serra da Estrela.

Nutrição

Consome-se a raiz primária e parte do hipocótilo cozida, em guisados e sopas (dá sabor anisado). Possui mais vitaminas e sais minerais que a cenoura.

Espécies

A Pastinaca é nativa da Eurásia, e existem três variedades cultivadas:

  • Panais Redonda Precoz
  • Panais Média Grande
  • Larga de Guernesey

Cultivo

Não cresce em climas quentes, pois necessita geadas para desenvolver o seu sabor. É própria para regiões com curtas temporadas de crescimento. Gosta dos terrenos arenosos, e/ou limosos; os argilosos e pedregosos não são bons para as suas raízes, produzindo deformações e tamanho pequeno da raiz.

As sementes plantam-se no princípio da Primavera, assim que o solo se possa trabalhar. A colheita é no final do Verão, depois da 1ª geada, e continua durante o Outono, até ao congelamento do solo.

Mais do que em outras espécies de vegetais, as suas sementes deterioram-se em viabilidade se são armazenadas muito tempo. Cada ano precisa de semente fresca.

A Pastinaca é alimento de larvas de algumas espécies de Lepidópteros.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Exit mobile version