Inicio Casa Horta e Jardim Árvores de fruto à medida: como escolher as melhores variedades

Árvores de fruto à medida: como escolher as melhores variedades

Árvores de fruto

Nas árvores de fruto, saber escolher quais as melhores variedades e mais adequadas às características do seu jardim ou horta, é já meio caminho andado para afastar doenças e pragas.

Árvores de fruto

Por isso, vale a pena conhecer algumas ideias práticas.

Regras básicas

Escolha sempre plantas e árvores de fruto isentas de doenças. O que você procura são espécies saudáveis, capazes de resistir a diversas maleitas.

O local

Importante é, ainda, ter em conta o local onde vai plantar a sua nova árvore ou o seu novo arbusto frutífero. Tem muito ou pouco Sol? A sombra é ou não permanente? Estas são apenas algumas das questões que se tem de colocar…

Por exemplo, nas regiões mais frias ou mais expostas, o melhor é optar por variedades de floração tardia, com mais hipóteses de serem fecundadas. Já numa zona ventosa, evite plantar arbustos sarmentosos – o vento deteriora os seus caules e pode afastar os insectos responsáveis pela polinização.

Outras dicas: as macieiras gostam de muito Sol e, para as pereiras, não há nada como um local soalheiro e bem protegido. Em geral, as hortas dão maior rendimento quando orientadas para sul e quando ocupam um espaço aberto e soalheiro. Já falamos da resistência às doenças, da localização das árvores.

O solo

Grande parte das variedades de árvores de fruto pedem um solo fértil e bem drenado.

Quando tal não se verifica, o melhor é tentar compensar as carências escolhendo uma variedade mais vigorosa.

Atenção porque o que determina o vigor de uma árvore de fruto não é a sua variedade, mas sim o porta-excerto. Este, por sua vez, determina a dimensão final de uma árvore – os porta-excertos menos vigorosos dão origem a árvores mais pequenas, mas que necessitam de um solo fértil e bem drenado.

Se o seu terreno não corresponder a estas características, o melhor que tem a fazer é adicionar adubo e eliminar, de forma regular, as ervas daninhas que vão surgindo à sua volta.

Quando decidir plantar uma árvore, se o solo for “leve”, adicione matéria orgânica e, depois de plantada, coloque uma camada de palha à volta da árvore. Se o solo for “pesado”, plante as árvores em zonas mais altas, de maneira a facilitar a drenagem.

Em caso de dúvidas, em grande parte dos hortos pode encontrar ajuda especializada.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
Exit mobile version