Inicio Alimentação Segredos de cozinha Bacalhau presente desde sempre na mesa portuguesa

Bacalhau presente desde sempre na mesa portuguesa

Bacalhau presente desde sempre na mesa portuguesa
Bacalhau presente desde sempre na mesa portuguesa

Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do bacalhau!

No Dicionário Universal de Língua Portuguesa a palavra bacalhau tem origem no latim baccalaureu. Alimento que faz parte da cozinha tradicional portuguesa, o bacalhau tem uma longa tradição, não só em terras lusitanas como também a nível mundial.

História do bacalhau

Aliás, já em inícios do século XV que os portugueses navegavam até à Terra Nova, Canadá, com o intuito de pescarem esta dádiva dos mares. Servindo como alimento à população, o bacalhau era igualmente uma importante fonte de rendimento para os governadores da nação que enchiam os bolsos com a pesca do mesmo.

Assim, facilmente se constata este facto ao saber-se que o bacalhau era cerca de 10% do peixe pescado em Portugal.

O bacalhau é um peixe nobre que vive no mar frio, mas muito limpo, do Atlântico Norte, sendo a sua carne seca e salgada. Há centenas de anos que o Gadus Morhua, o seu nome científico, é apreciado pelo mundo inteiro. Este talvez seja o alimento com mais formas de receitas do mundo inteiro, mudando facilmente o seu paladar, e sempre apreciado em qualquer altura. Porém, é no período da Páscoa e do Natal que o bacalhau mais se impõe nas mesas portuguesas.

Todavia, e segundo a história mundial, a verdade é que muito antes do século XV já existia registo de fábricas para processamento de bacalhau na Noruega e Islândia. Apesar de muitos povos, como é o caso dos espanhóis ou noruegueses, terem dedicado bastante importância a este peixe, a verdade é que foram os portugueses os primeiros a inclui-lo nas mais diversas receitas, com os mais distintos temperos, e a fazer dele um verdadeiro manjar dos deuses.

Quase instantaneamente, foi introduzido na gastronomia portuguesa sob as mais variadas formas. Hoje em dia é um dos pratos símbolo da cultura gastronómica do nosso país, e todos, portugueses ou não, se deliciam com o seu sabor.

. pub .

A facilidade com que chegou a quase todas as mesas portuguesas era pelo facto de ser, naquela altura, bastante barato, e conseguir chegar a qualquer boca independentemente da condição económica. Por isso, ele conseguiu popularizar-se amplamente entre todos, embora em determinada época, por altura da 2ª guerra mundial, tenha sofrido uma substancial subida no seu preço.

Como comprar o seu bacalhau

Nem sempre compramos um bacalhau legítimo. Por isso, e na hora da compra, convém ter em atenção pequenos factores: o verdadeiro peixe é sempre largo, o rabo deve ser quase recto ou ligeiramente curvado para dentro, e a sua pele característica não é branca, mas sim um tom creme. Além do mais, o bacalhau quando é realmente bom permite que a pele saia facilmente, sem que a mesma apresente qualquer tipo de manchas que revelem sujidade ou qualquer resíduo de humidade.

Rico em fósforo, com poucas calorias, sem açúcar nenhum, e com a quantidade de sal semelhante ao do nosso sangue, o bacalhau é extremamente saudável para o organismo. Apesar da sua pesca ser algo quase inexistente em Portugal, o nosso país continua ainda a cumprir as tradições de outrora, fazendo dele um alimento de eleição na nossa gastronomia.

Descubras os segredos de como demolhar o bacalhau retirando-lhe o excesso de sal e hidratando-o até à sua textura natural.

Descubra o bacalhau na Cozinha Portuguesa

Bacalhau à Gomes de Sá
A verdadeira receita de Bacalhau à Gomes de Sá, tal como a criou o seu inventor, comerciante de bacalhau no Porto. Sirva no prato em que foi ao forno.
Veja esta receita
Salada de bacalhau assado com pimentos
A sua receita de Salada de Bacalhau com pimentos deliciosa e fácil de preparar. Siga as instruções e Bom Apetite!
Veja esta receita
Sopa de tomate com bacalhau, espinafres e queijo
Personalize a sua receita com algumas das sugestões que apresentamos nas notas e dê asas á sua imaginação.
Veja esta receita
Cataplana de Bacalhau à Moda do Chefe
Uma verdadeira maravilha para o seu paladar esta Cataplana de Bacalhau
Veja esta receita
Bacalhau à Rijo
Pode enriquecer a sua receita de Bacalhau à rijo, com batatas cozidas cortadas aos cubos, fica delicioso.
Veja esta receita

Veja outras receitas de bacalhau.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
Exit mobile version