Inicio Alimentação Segredos de cozinha Como fazer maionese caseira, conheça todos os segredos

Como fazer maionese caseira, conheça todos os segredos

Como fazer maionese

Tendo sido ao longo dos tempos um dos acompanhamentos mais famosos de todo o tipo de pratos, é altura de prestarmos uma pequena homenagem a um dos mais famosos molhos de sempre. Tem a palavra a maionese.

Origem da maionese

A origem do termo maionese tem a sua génese numa antiquisima palavra francesa ‘Moyeau’ que significa gema de ovo, porque este molho não é mais do que uma mistura entre gemas de ovos e óleo ou azeite.

A maionese é um dos melhores e mais importantes molhos da cozinha clássica.

Pode utilizar a maionese para acompanhar uma grande variedade de alimentos: desde ovos cozidos, vegetais cozidos como brócolos e espargos, tomates, peixe e camarão cozido, frango desfiado, etc.

Além disto, pode melhorar o sabor da maionese adicionando, por exemplo: ervas, outros molhos de tempero, alho esmagado, alcaparras picadas, ervas aromáticas, especiarias, etc.

Usado em milhares de pratos, pode acompanhar os mais requintados ou servir para misturar alguns restos e servir uma refeição de aproveitamentos.

Como fazer maionese caseira

Feito em casa é muito mais saborosa que a comprada pronta e basta para tal alguns minutos com uma varinha mágica e alguma paciência, porque a gordura tem de ser envolvida no creme de forma lenta.

Depois de feita, não pode ficar mais de uma hora fora do frigorífico, e deve ser colocada em recipiente fechado.

Para obter uma mistura perfeita, o óleo precisa estar à temperatura ambiente, nunca gelado e a primeira porção de gordura precisa de ser incorporado vagarosamente.

Quando a maionese não se formar, existem duas causas possíveis:
  • ou o óleo estava muito frio
  • ou foi adicionado de forma muito rápida.

Não desespere porque ainda há salvação:

  • Coloque a mistura numa tigela limpa, coloque dentro uma gema de ovo, ou uma colher (chá) de vinagre ou ainda uma colher (chá) de mostarda.
  • Adicione 1 colher (sopa) da mistura de ‘tentativa de maionese’ e misture bem.
  • Continue a adicionar, aos poucos, uma colher de sopa de maionese de cada vez, mexendo até ficar homogénea após cada adição.
  • Quando a emulsão começar a ficar firme, pode adicionar o resto mais rapidamente.

O sabor da maionese depende dos produtos utilizados na sua confecção sendo o azeite o que melhor sabor lhe confere mas se pretender uma maionese mais leve, substitua o azeite por iogurte. Se desejar um sabor mais avinagrado, adicione uma colher (chá) de mostarda de Dijon, ou adicione ketchup e obterá o molho rosa usado para temperar o cocktail de camarão.

Maionese aromatizada

Aromatizando a maionese com alho e açafrão, irá obter um rouille, molho espesso e picante, ideal para servir com pão torrado e acompanhado por uma sopa de peixe. Se desejar algo mais doce, existe mesmo uma receita de bolo de maionese, mais uma virtude a acrescentar a este molho tão especial.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
Exit mobile version