Inicio Alimentação Dieta saudável Cronodieta: saiba o que deve comer a cada hora do dia

    Cronodieta: saiba o que deve comer a cada hora do dia

    A cronodieta
    A cronodieta

    A cronodieta é uma abordagem alimentar concordante com o ciclo circadiano humano. Fique a conhecer um pouco mais sobre a cronodieta através da leitura deste artigo.

    O que é a cronodieta

    A teoria desta dieta deve-se ao médico italiano Mauro Todisco. A cronodieta pretende adaptar a alimentação aos ciclos biológicos do corpo humano, de forma a promover a saúde e bem-estar.

    A cronodieta sugere que certos alimentos devem ser consumidos em determinadas ocasiões do dia, com base em horários que seguem o ritmo circadiano do organismo. A principal característica desta dieta consiste em comer pouco à noite, altura em que o funcionamento de alguns órgãos é menos intenso.

    Esta dieta não exclui qualquer alimento, mas requer um controlo no horário das refeições. Sugere ainda que as hortícolas podem ser comidas a qualquer altura do dia, mas para, para algumas horas do dia, estão restritos alguns alimentos.

    Sugestão de um plano alimentar da cronodieta

    • Das 7.00 às 15.00 horas: Cereais e derivados, como massas, arroz, trigo, bolachas e pão.
    • Das 12.00 às 15.00 horas: Legumes secos como lentilhas feijão, grão, etc. papas, milho e batatas.
    • Das 10.00 às 22.30 horas: Verduras e vegetais.
    • Das 10.00 às 22.30 horas: Proteína, como carnes magras, peixe, produtos lácteos e ovos.
    • Das 20.00 às 22.30: Legumes frescos, exceto cenouras, alcachofras, beterrabas, brócolos, couve, couve de Bruxelas e tomate.
    • Até às 17.00: Toda a fruta.
    • Até às 12.00: Frutas hipercalóricas e frutos secos, como uvas passas, nozes, pinhões, manga, papaia, banana, uvas e figos.
    • Até às 14.00: Pão.

    Considerações da cronodieta

    Ocasionalmente um doce mas sem abusar. Estes não contribuem para o equilíbrio nutricional mas constituem um prazer insubstituível. Estão ainda permitidos um ou dois copos de vinho por dia.

    . pub .

    As quantidades é que têm poucas limitações, exceptuando as massas, das quais deve apenas comer um prato e as frutas que deve ingerir duas ou três peças mas sempre fora das refeições e nunca depois das 18 horas. Os legumes cozidos e as proteínas são as que desejar desde que tenha fome para isso.

    Há quem defenda que se trata de uma dieta inovadora, mas ainda em fase experimental enquanto que algumas vozes se têm levantado contra a veracidade desta dieta com o argumento de que o que engorda ou não, são as calorias ingeridas ao longo de 24 horas, sendo indiferente a hora a que tal acontece.

    O que se passa é que muita gente come mais à noite, quando está em casa descansada após um dia de trabalho, e quando ao almoço apenas teve tempo de comer uma sandes ou um salgado, comerá tudo o que lhe coloquem à frente ou mais.

    Mais do que uma dieta, a cronodieta pode ser considerada um sistema de alteração dos nossos hábitos alimentares e o nosso comportamento em relação à comida. No entanto, é importante relembrar que não há evidências cientificas robustas que apoiem a eficácia desta dieta na promoção de saúde e bem-estar.

    Classificação
    A sua opinião
    [Total: 1 Média: 5]
    Exit mobile version