Chegaram as Gripes, saiba como proteger a família

0
1243

A mudança de tempo a instalar-se e o frio a chegar! Saiba que esta é a altura na qual as Gripes têm tendência a atacar com mais frequência.

Espirros, alguma tosse, ou uma eventual dor de garganta são alguns dos sintomas primários que assolam as pessoas nesta altura do ano. Aliás, estes são apenas alguns dos percalços que pode registar na sua saúde, pois se for realmente “atacado” por uma gripe a tendência será senti-los a todos eles com maior incidência, juntando-se aos mesmos a típica febre, dores musculares, e de cabeça, e alguma inflamação nos olhos.

Certamente se sentirá mais “mole”, sem vontade para se mexer ou fazer o que quer que seja, e a sua principal companheira será apenas uma: a cama. Por isso, aproveite este período de transição da estação para se vacinar quanto antes. É que no Inverno a dose será a dobrar!

Facilmente transmitida, apenas pelo contacto com outras pessoas, já infectadas, e através do ar, a gripe é uma doença respiratória provocada por um vírus do grupo “influenza”. O problema principal da gripe é que se transmite facilmente, e qualquer um pode rapidamente ser contagiado. O período de duração da gripe pode durar alguns dias, ou mais algum tempo para além destes, possivelmente uma ou duas semanas, principalmente quando a mesma se associa a problemas já existentes no ser humano infectado pelo vírus. Nesses casos, a gripe pode ser mesmo muito prejudicial!

Ainda que qualquer pessoa possa ser infectada, e que à partida as consequências da gripe sejam pouco preocupantes, a verdade é que existem pessoas que devem ter o máximo cuidado para não a contraírem.

Estamos a falar de pessoas com mais de 65 anos, ou com problemas de coração, rins, fígado, pulmão, indivíduos com diabetes, e todas as outras pessoas com problemas cujo vírus possa ser prejudicial para o estado estacionário de uma determinada doença. Deve aconselhar- se com o seu médico, relativamente ao seu problema, e saber se será aconselhável vacinar-se para prevenir o aparecimento da gripe quanto antes.

As crianças são mais propensas a ficar com gripe, embora isso não implique que grande parte dos adultos não sejam facilmente contagiados. O problema é que a gripe é algo que se manifesta de repente, e é imprescindível que a pessoa venha a ser corretamente medicada.

Caso tenha febre, o que acontece na maioria das vezes em que a pessoa está engripada, convém ficar em casa, a descansar. É aconselhável que a pessoa beba muitos líquidos, não só para limpar o organismo, como também para estar sempre hidratada, uma vez que é comum perder-se o apetite.

De relembrar que a vacina pode ser um método impeditivo de contrair uma gripe, mas não pode esquecer que a mesma atua apenas pelo prazo de um ano. Todos os anos os compostos da vacina são diferentes, por forma a combater o tipo de vírus específico desse ano, daí que seja necessário renovar a dose anualmente, de acordo com as necessidades de proteção.

Evite ao máximo o contágio com pessoas constipadas, e se for você a pessoa contaminada não espirra ou tussa para o ar em locais com muitas pessoas. Por isso, coloque a mão à frente da boca para os outros não ficarem também contagiados.

Transmitida através do ar, a gripe obriga a que faça uma alimentação cuidada e diversificada. Não fume, beba muitos líquidos, e lave sempre as mãos após executar alguma tarefa, pois nelas se podem acumular ainda mais bactérias. Tome muitas vitaminas para fortalecer o sistema imunológico, e siga todas as instruções que o médico lhe indicar. Não se preocupe, pois esse estado de fraqueza geral passará em breve!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
Partilhar