Auto-diagnóstico do cancro da pele – regra A B C D E

4524
Cancro da pele
Cancro da pele

Um método simples que pode ajudar a precaver-se contra o terrível cancro da pele. Assim, deve prestar-se muita atenção aos sinais que aumentam ou endurecem; mudam de forma; mudam de cor ou sangram.

Se tem sinais com mais de 2 milímetros deve manter-se atento a todas as modificações.

Em caso afirmativo aplique a regra A, B, C, D e E e consulte de imediato um dermatologista se encontrar algum dos sintomas seguintes:

  • A = Assimetria (a forma do sinal é irregular, não redonda);
  • B = Bordo (o contorno do sinal é irregular, mal delimitado);
  • C = Cor (o sinal não apresenta uma cor uniforme, tem várias cores);
  • D = Diâmetro (o diâmetro do sinal é superior a 5mm);
  • E = Evolução (o sinal tornou-se proeminente em relação à pele que o rodeia: é mais duro ou aumentou de diâmetro).

Atenção que estes sinais de alarme não têm, forçosamente, de se manifestar em simultâneo. E deve comparar-se cada mancha com outras pigmentadas ou sinais já existentes com aspecto não modificado.

6 fototipos da Liga Portuguesa Contra o Cancro

  1. Cabelos loiros ou ruivos, olhos azuis ou esverdeados, pele muito clara e extremamente sensível; apanha facilmente escaldões ao Sol. O bronzeado é muito lento. Tempo de autoproteção da pele: 5 a 10 minutos
  2. Cabelos louros, olhos azuis, pele clara, fica facilmente vermelha ao Sol. Bronzeia-se ligeiramente e com dificuldade. Tempo de autoproteção da pele: 10 a 20 minutos
  3. Cabelos castanhos, pele clara, olhos claros ou escuros. Bronzeia gradualmente, apanha por vezes escaldões; bronzeado pronunciado, à medida que a pele se habitua gradualmente ao sol. Tempo de autoproteção da pele: 20 a 30 minutos
  4. Cabelos castanhos ou pretos, pele morena e olhos escuros. Pele pouco sensível, raramente sofre queimaduras, bronzeia facilmente. Este tipo de pele não está, no entanto, ao abrigo da formação precoce de rugas ou manchas devidas ao envelhecimento quando a dose de Sol se torna mais forte. Tempo de autoproteção da pele: cerca de 45 minutos
  5. Cabelos pretos, pele escura, olhos castanhos escuros, pele pouco sensível ao sol. Tempo de autoprotecção da pele: cerca de 60 minutos.
  6. Cabelos negros, pele e olhos negros. A pele bem adaptada ao Sol. Tempo de autoproteção da pele: cerca de 90 minutos ou superior.

Como prevenir o cancro da pele

Recomendações para melhor usufruir do Sol, eis alguns conselhos:

  1. Não se exponha ao Sol entre as 11 e as 16 horas (raios solares mais nocivos)
  2. Exponha-se ao Sol de uma forma progressiva, seja qual for o seu fototipo da pele
  3. Use protector solar UVB e UVA, com um índice elevado nos primeiros dias
  4. Dê especial atenção à protecção do rosto e das costas das mãos – expostas durante mais tempo.
  5. Use roupas largas e claras, um chapéu com abas largas e óculos
  6. Beba água para hidratar a pele durante a exposição solar
  7. Não expor ao sol crianças com idade inferior a 3 anos
  8. Proteger as crianças do sol durante todo o ano
  9. Usar protecção e renovar a aplicação mesmo que o céu esteja nublado. As nuvens podem deixar passar até 80% dos raios UV – o risco de excesso de exposição chega a aumentar nestas condições porque a sensação de calor é atenuada, o que leva as pessoas a manterem-se mais tempo ao Sol
  10. Examinar a sua pele e a das crianças. Em caso de vermelhidão, acalmá-la com a ajuda de um after-sun adaptado e nos dias seguintes preferir a sombra.
  11. Lembrar que não é só na praia que a protecção é necessária. No campo, na cidade e na montanha, sobretudo se há neve, deve também tomar-se medidas. Ter em conta a influência da altitude. Regra geral, cada quilómetro em altitude aumenta o fluxo ultravioleta em 6% . Pelo contrário, os lugares de altitude inferior ao nível do mar são relativamente pobres em UVB.
  12. Evitar o bronzeamento artificial. A pele exposta aos raios ultravioletas UV envelhece prematuramente e o risco de desenvolver um cancro aumenta

Glossário

Melanoma Maligno

Conhecido por killer, é o menos frequente, mas o mais mortífero. A sua incidência tem aumentado de forma brutal. Neste melanoma o factor acumulativo não tem qualquer importância.  É o tumor maligno que afeta pessoas que trabalham dentro de casa e que só esporadicamente apanham escaldões. O melanoma tem duas fases: uma de crescimento superficial, em que alastra como um borrão, e outra, posterior, de crescimento vertical.

Radiação Solar

Energia libertada enquanto da transformação do hidrogénio em hélio que se opera no interior do sol. As radiações directa e indirecta podem aumentar até 70% a grandes altitudes, especialmente com neblina e neve, tornando-se muito perigosas.

Raios infravermelhos

Ainda mais longos, penetram até à hipoderme e acentuam o envelhecimento celular provocado pelos UVA.

UVA

Sãos raios mais longos que penetram mais profundamente na pele e provocam o envelhecimento. Reforçam a acção cancerígena dos UVB.

UVB

São os raios que provocam o bronzeado ao encontrarem, à superfície da pele, os melanócitos, células que segregam o pigmento bronzeador. Os UVB não controlados queimam a pele e provocam eritemas e escaldões. Dez ou quinze anos mais tarde, tornam-se responsáveis por vários tipos de cancro de pele.

UVC

Parte dos raios solares que é retida pela camada do Ozono.

(Fonte: “Ao Sol”, de Maria Lacerda e Maria do Céu Avelar, Texto Editora)

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]