Prevenir o aparecimento de aftas

0
1693

O seu aparecimento provoca uma sensação de desconforto intenso. As aftas são um verdadeiro quebra cabeças e podem aparecer a qualquer momento.

O verdadeiro motivo pelo qual aparecem as aftas é ainda um mistério para os especialistas da área da medicina. O excessivo escovar de dentes, o stress, ingerir determinados alimentos, ou os ingredientes que algumas pastas de dentes apresentam, aparentam ser os motivos principais para o aparecimento de aftas, esse mal estar que se acumula na boca provocando alguma dor. Assim, e tendo em conta que os estudos nesta área não permitem retirar conclusões muito avançadas, a verdade é que estas são as causas que se conhecem, até então, e que explicam o aparecimento de aftas.

As aftas podem aparecer isoladamente, ou então irem propagando-se por toda a boca. Ao aparecerem, a pessoa começa a constatar um pequeno ardor que tem tendência a ir aumentando com o passar dos dias. As aftas não costumam durar mais que uma semana, eventualmente duas, mas para que não venha a sofrer muito com as mesmas convém medicar-se convenientemente por forma a que consiga diminuir as dores e o mal estar.

Tome atenção à alimentação, pois o próprio aparecimento de aftas pode ser o sinónimo de que o seu organismo está a precisar de alguns ingredientes. Assim, o aparecimento das aftas pode servir para exprimir a deficiência alimentar do seu organismo.

Mastigar alimentos muito duros, morder a língua, ou bochechas, pode ser meio caminho andado para que algum tempo depois constate o aparecimento de aftas. Por vezes, ao mastigarmos alimentos extremamente duros, não temos qualquer cuidado e acabamos por ferir a boca. A partir de agora, tenham um cuidado extremo ao mastigar alimentos mais duros, coma devagar, por forma a garantir as funções naturais de toda a zona da boca, ao mesmo tempo que zela pela saúde da mesma.

O stress é também um dos motivos pelos quais a sua boca pode estar repleta de aftas. Está provado que as doenças do corpo humano têm na sua base problemas emocionais, e o aparecimento das aftas não é excepção. Levar uma vida mais cuidada e menos desgastante vai trazer-lhe inúmeros benefícios, pelo que lhe recomendamos que aprenda a gerir mais saudavelmente o seu dia a dia.

A escovagem dos dentes é igualmente importante para garantir uma boca sã, mas existem determinados ingredientes nas pastas de dentes que podem vir a provocar alguns problemas para a sua boca, nomeadamente o aparecimento de aftas. Se for esse o caso, experimente outra pasta de dentes. Os dentes devem ser escovados correctamente, sem realizar movimentos bruscos, que acabarão por deteriorar as gengivas.

Existem alguns alimentos que após a sua ingestão podem provocar posteriormente o aparecimento de aftas, como é o caso do leite, alimentos com trigo, chocolate ou marisco. Tenha cuidado para não se esquecer dos alimentos que come, pois assim, e caso surjam aftas, será mais fácil para si identificar o motivo desse aparecimento. Se consumiu algum alimento que não é habitual integrar na sua alimentação, e agora está com aftas, talvez resida aí a chave do problema. Tenha o cuidado de fazer uma análise a tudo o que comeu, pois para a próxima, e caso as aftas voltem a aparecer, será mais fácil para si perceber a origem do problema.

O aparecimento frequente de aftas na sua boca pode ser um sinal de que algo não está a 100% com a sua saúde dentária. Uma visita ao médico para lhe explicar o problema, assim como a realização de exames aos dentes, pode ser muito útil para perceber onde reside a causa principal do aparecimento das aftas. Alimentar-se correctamente, optar por uma vida saudável, escovar correctamente os dentes nos momentos recomendados, e usar uma pasta de dentes adequada, são os pilares que sustentam plenamente a saúde da sua boca. Previna-se da melhor forma!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 1]
Partilhar