O consumo de café não ajuda apenas a manter-nos acordados! Tudo indica que o consumo regular e contínuo de café interfere positivamente no sistema nervoso central e estimula o cérebro, ao ponto de prevenir ou retardar o aparecimento da doença de Alzheimer.
O estudo Cardiovascular Risk Factors, Aging and Dementia (CAIDE), da responsabilidade da Universidade de Kuopio (Finlândia) em colaboração com o Instituto Karolinska (Suécia) e o Instituto Nacional de Saúde Pública Finlandês, decorreu durante 21 anos e acompanhou um grupo de cerca de 1400 homens e mulheres. As observações finais revelaram que apenas 61 dos participantes desenvolveram algum tipo de doença neurodegenerativa, dos quais 48 Alzheimer.
Controlados os factores sócio-económicos e de saúde dos participantes que pudessem interferir no resultado (colesterol, tensão arterial), os investigadores constataram que os que bebiam entre três a cinco cafés por dia estavam 65% mais protegidos de desenvolver algum tipo de doença neurodegenerativa, quando comparados com os que bebiam dois ou menos cafés por dia.
O neurologista Miia Kivipelto, do Instituto Karolinska, coordenador do estudo, reforça que apesar de se tratar de um “estudo observacional”, é possível explicar por que motivo o consumo de café pode reduzir a ocorrência de doenças degenerativas na terceira idade. As razões são simples e prendem-se com a redução dos factores de risco associados a este tipo de doenças. Primeiro: inúmeros estudos associam o consumo de café a uma menor incidência de diabetes tipo 2; Segundo: estudos desenvolvidos em animais mostram que a cafeína reduz a formação de placas de ateroma no cérebro; Terceiro: o café é rico em antioxidantes, que actuam sobre o sistema circulatório, reduzindo o risco de AVC.
Assim, à luz dos conhecimentos actuais, podemos identificar algumas boas razões para beber café:
-
O café melhora o estado de alerta e concentração
-
O café é rico em compostos antioxidantes, benéficos para a saúde, que oferecem protecção contra várias doenças como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro;
-
O consumo de café (4 ou mais chávenas/dia) pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo:
-
A ingestão crónica de café pode reduzir o risco de demência;
-
O consumo de café está associado a uma menor incidência de doença de Alzheimer e de Parkinson ;
-
O café melhora a memória quando existe deterioração cognitiva devido a alguma doença subjacente;
-
O consumo de café (4 ou mais chávenas/dia) pode diminuir o risco de desenvolver gota em 40%;
-
O café diminui a absorção de glicose (açúcar) no intestino podendo ajudar no controle do peso;
*Marjo H. Eskelinen, Tiia Ngandu, Jaakko Tuomilehto, Hilkka Soininen, Miia Kivipelto; Midlife Coffee and Tea Drinking and the Risk of Late-Life Dementia: A Population-Based CAIDE Study; Journal of Alzheimer's Disease, 16(2009) 85-91












sou louca por um homem que er noivo ! oq façoo? naum mostra meu email nem meu nome! mim ajudem
Estou muito confusa, tenho 20 anos tive um relacionamento duradouro de 4 anos, mas agora estou so...
Moro em um condominio, tenho uma varanda fechado com um portão pequeno. Queria saber se a sindica...