Operação de Limpeza á caixa dos cosméticos

0
788

Terminada mais uma estação e depois de todas as limpezas a que submeteu a sua casa, é altura de fazer também uma operação de limpeza á sua caixa de cosméticos.

Os cosméticos têm um tempo de vida e envelhecem tal como quase tudo nesta vida. O que por vezes nos faz continuar a usar aquele batom que era da nossa mãe e que voltou a estar na moda, é que raramente os produtos de cosmética demonstram sinais de contaminação, o que pode significar que são prejudiciais á saúde .

Tal como os alimentos que guarda no frigorífico, também os cosméticos têm um prazo de validade e isto sucede com batons, cremes, perfumes e toda a restante pafernália que usamos no dia-a-dia. E o mesmo serve para as lacas, toda a espécie de gel e pós.

Apesar disso não precisa de deitar já fora o creme que comprou há dois meses, porque os prazos de validade destes produtos não são exatamente iguais aos de uma alface ou um iogurte. São utilizados na sua manufacturação produtos que garantem a sua conservação.

Para saber qual a data de validade do produto que acabou de comprar (ainda não indicada no fundo da embalagem) anote o dia em que o comprou.

Cosméticos com data de validade até 12 meses

Os produtos que estão em contacto com a delicada e sensível área dos olhos como é o caso dos rímeis e eyeliners, não devem ultrapassar os seis meses, mas precisa de ter o máximo de cuidado, porque este produto é aplicado demasiado perto dos olhos para se deixar tentar a brincadeiras.

Menos tempo ainda têm as máscaras em creme, que estão limitadas de seis a doze meses, embora as que têm textura em pó possam durar um pouco mais. Um ano é também o limite para os hidratantes e as bases, porque a água utilizada no seu fabrico adultera-se facilmente.

Cosméticos com validade até 2 anos

Cada produto tem um tempo de vida limitado. Os perfumes são os mais resistentes, e duram três anos (se o uso do frasco não for muito intenso). Se notar um cheiro demasiado acentuado a álcool ou avinagrado, o produto deixou de estar apto a ser utilizado. O mesmo tempo de vida têm as cápsulas hidratantes, porque são embaladas em vácuo.

As que estiverem meio vazias devem ir fora. Os vernizes que não são fechados corretamente secam depressa e não costumam chegar aos dois anos de vida.

Cosméticos com validade até 3 anos

Com mais esperança de vida, mais de três anos, ficam os lápis de olhos e lábios, um vez que a sua consistência os mantêm livres de germes, mas nunca os deixe destapados. O batom, o cosmético mais utilizado pelas mulheres portuguesas, pode durar entre dois a três anos, o mesmo que para os pós compactos.

Cosméticos sem data de validade

Boas notícias apenas para o pó solto, que pode durar uma vida inteira, se não o expuser demasiado à luz e ao calor.

E para fazer a avaliação dos que já devem algum tempo à reforma, deixe para trás os sentimentalismos e comece a despejar as gavetas.

Como avaliar os cosméticos

  • Primeiro que tudo cheire os produtos, como faz com a comida, depois teste a sua textura na palma da mão e procure alterações. Assim que surgir a mais leve suspeita, seja implacável: lixo.
  • Todos os produtos que estiverem a desfazer-se, se apresentarem estaladiços, com um perfume diferente do esperado ou com bolor, são os primeiros a eliminar.
  • Para aqueles que nunca usou e que comprou apenas por indicação de alguém, seja benemérita e ofereça-o a outra pessoa ou então deite-o fora. Se não o usou até aqui não é agora que vai começar e apenas está a diminuir o espaço livre.
  • Claro que em tempo de austeridade, é preciso poupar e não se pode desperdiçar nada. Para isso existem alguns truques que pode utilizar para prolongar a vida dos seus cosméticos.

Como aumentar o tempo de vida dos cosméticos

  • A maquilhagem deve ser conservada num sítio seco, o que elimina a casa de banho, sujeita à humidade. Os perfumes duram mais tempo se os deixar guardados dentro da caixa de cartão, porque assim ficam protegidos da luz.
  • O caso das cápsulas é idêntico e elas ficam muito bem dentro da caixa onde estão mais protegidas dos azares que podem acontecer a uma cápsula desprotegida.
  • Para aumentar o tempo de vida de uma máscara em creme, guarde-a no frigorífico, mas cuidado não vá o seu marido confundi-la com um pacote de creme para barrar o pão. Ao lado pode colocar o pó solto e os batons
  • Quanto aos cremes, mais sensíveis, estes são os alvos preferidos para os microrganismos que vão alterar as suas propriedades. Os lugares frescos, onde não haja alteração de temperatura são os melhores. E é este fator de temperatura que mais afeta os cosméticos.
  • Se tem de viajar bastante, adquira pequenos recipientes ou amostras, que além de ocuparem menos espaço na bagagem também irão ser usados apenas uma vez e não estão sujeitos às mudanças de temperatura.

Para os rimeis, três leis do Nunca fundamentais:

  • Nunca emprestar,
  • Nunca usar saliva para a tornar mais suave
  • Nunca tocar com o pincel sem ser nas pestanas

E depois desta limpeza na caixa dos cosméticos e agora que já arranjou espaço livre, é deixar-se tentar pelas novas propostas para esta estação e apreciar a sua beleza em todo o esplendor.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]