Marcelino Vespeira no Museu do Chiado

1882

No século XX eis que surge o nome de um daqueles que viría ser um dos nosso maiores pintores: Marcelino Vespeira. Agora, é o momento de recordar e de conhecer todo o seu espólio.

Influenciado pelo Surrealismo, Marcelino Vespeira colocava em todas as suas obras o toque da originalidade. Sensualidade e inovação são, por excelência, dois dos adjectivos que melhor caracterizam a sua vasta obra. Iniciou a sua carreira no início da década de 40, e desde aí o seu trabalho evoluiu a olhos vistos.

Impregnado de luz e formas, que de real pouco ou nada tinham, passou mais tarde a desenvolver e a colocar nos seus trabalhos a veia do erotismo. Uma autêntica e vasta retrospectiva do pintor está patente no Museu do Chiado, até ao dia 24 de Setembro. Pinturas, desenhos, cartazes ou litografias fazem parte da história artística de Marcelino Vespeira.

Um olhar atento sobre a arte do século XX é aquilo que, no mínimo, esta iniciativa tem para lhe oferecer, a si que também deve ser conhecedor da pintura embelezadora da nossa pátria. Marcelino Vespeira é um homenageado privilegiado mas, sem dúvida alguma, uma homenagem merecida e notável no Museu do Chiado, até ao dia 24 de Setembro.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]