A lenda da Sopa da Pedra

1
590

Reza assim a Lenda da Sopa da Pedra:

Um certo dia um frade pobre e faminto, que andava em peregrinação pelos lados de Almeirim, chegou a uma aldeia e bateu à porta da casa de uns velhotes e, demasiado orgulhoso para simplesmente pedir uma refeição, mostrou uma pedra e disse que queria fazer com ela uma sopa, e que precisaria apenas de uma penela e um pouco de água.

Os donos da casa, incrédulos, perguntaram:
– Com essa pedra? Queremos ver isso. Foi o que o frade quis ouvir…

Deixaram-no entrar e deram-lhe a panela. Colocou-a ao lume só com a pedra, e questionado pela dona da casa sobre se não precisaria de mais alguma coisa, disse então que era preciso temperar a sopa, para ficar melhor, devia levar um fiozinho de azeite.

A mulher ofereceu-lhe então juntamente com o azeite, um pouco de sal, ao que o frade respondeu que bom, bom, seria um pouco de toucinho.

Depois disse que precisava de algo para engrossar a sopa da pedra, como batatas ou sobras de feijão de outras refeições. E assim, o frade foi engrossando a sopa.

Continuando o frade disse então que precisava de dar um pouco mais de cor e sabor à sopa da pedra e colocou então os anfitriões numa correria.

Foram buscar-lhe um pouco de carne, depois enchidos, chispe, coentros etc, etc..

Passado pouco tempo, a sopa da pedra levantou fervura e começou a sentir-se um aroma maravilhoso.
Depois da refeição, os velhotes, com um ar desconfiado ao verem a pedra no fundo da panela, questionaram o frade:
– Então e a pedra?

Ao que o frade respondeu com um sorriso manhoso:
– A pedra? A pedra agora vou limpá-la, e vai servir para fazer a próxima refeição.

Aqui fica a receita que deu origem a esta lenda da Sopa de Pedra.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 3]
  • Humberto Baião

    olá boa tarde, tendo surgido polémica e confusão gostaria de saber a sua opinião, do ponto de vista gramaticalmente correcto deve dizer-se sopa de pedra ou sopa da pedra, uma vez que a alteração da preposição modifica e muito o significado da frase. Obrigado