Árvore de Natal – decore a sua com alegria

0
2380

Se bem que já existam à venda muitos enfeites para decorar a sua Árvore de Natal, existe sempre muita alegria em preparar alguns pelas nossas mãos.

Origem da Árvore de Natal

O culto da árvore de Natal, para celebrar a Natividade, tem como origem uma forma de representação da Santíssima Trindade.

A árvore então escolhida foi o abeto, segundo parece por este ter a forma triangular. Os três pontos do triângulo passaram a representar a Santíssima Trindade. A escolha recaiu também sobre o pinheiro uma vez que é a única árvore que não perde folhas no Inverno.

Do culto pagão surge a ideia de enfeitar a árvore como uma forma de incentivar os espíritos das árvores a regressar, depois da queda das folhas. A tradição de ligar os enfeites das árvores ao Natal tem origem na Alemanha.

As ornamentações consistiam em enfeites de papel em honra de Nossa Senhora e velas para simbolizar Cristo como luz do mundo. Deite então as mãos à obra e comece a mobilizar todos lá em casa para fazerem os enfeites natalícios.

E que tal começar com dois materiais bem à mão, que encontramos em todas as cozinhas?

Abra alguns pacotes de massas com feitios divertidos e ponha todos a pintá-las com aguarelas. Depois é só esperar que sequem para as enfiar num fio e colocar na árvore de natal.

Ainda na cozinha, um truque muito usado antigamente na América. Faça alguns baldes de pipocas e depois enfie-as num fio com a ajuda de uma agulha. Para enfeitar a sua árvore pode ainda usar tiras de papel que se colam em anéis aos quais vai juntando outros.

E que tal a neve na sua árvore? Basta polvilhar os ramos com pó de talco ou colocar pequenos flocos de algodão espalhados por todo o lado.

Laços vermelhos também ficam muito bem e precisa apenas de uns metros de fita de embrulho vermelho, uma tesoura e alguma perícia. Se não conseguir fazer os laços, enrole a fita com a tesoura e prenda aos ramos.

Construa a sua Árvore de Natal

Se não quiser comprar uma árvore de Natal ou quiser enfeitar um determinado local ou centro de mesa com uma pequena árvore, porque não construir a sua Árvore de Natal.

Difícil? Nada mais simples. Necessita apenas de uma base de madeira onde prende uma estrutura cónica feita de arame. Nos buracos da rede insira ramos de pinheiro alemão, colocando os mais compridos em baixo e os mais curtos no vértice. O conjunto é depois decorado com bolas de Natal e pinhas envernizadas na cor natural.

O vértice pode ainda decorar-se com um pequeno sino, uma cúpula, ou uma estrela. Use a sua imaginação e verá que todos lhe vão agradecer, até pelo trabalho de equipa que estes enfeites necessitam.

Classificação
A sua opinião
[Total: 4 Média: 3.8]