Baby Shower, como organizar a festa da grávida

Baby Shower é a festa organizada para a grávida, entre o 6 e o 8 mês da gestação. Conheça todos os pormenores desde o planeamentos aos presentes preferidos.

0
88737

Baby Shower é uma festa organizada tradicionalmente só para a futura mãe, entre o 6 e o 8 mês da gestação.  É uma tradição muito popular no Brasil (Chá de Bebê), Estados Unidos (Baby shower) e  agora também muito em voga na Europa e em muitos outros países.

Tradições e tendências atuais de um Baby Shower

Tradicionalmente, um Baby Shower  é oferecido só para a futura mamã, somente as mulheres devem participar. Mas hoje em dia, muitas pessoas optam por realizar o Baby Shower onde ambos os pais podem participar, e/ou convidam os amigos homens para participar.

Outro aspeto que está em alteração é o facto, de inicialmente o Baby Shower era somente para o primeiro filho da mulher, agora esta festa foi generalizada para cada novo bebé ou, até para o filho adotivo.

Não é incomum ter mais de um Baby Shower para um mesmo filho, por exemplo, um com amigos e familiares e outro com colegas de trabalho.

O significado do Baby Shower

O laço que é colocado á volta da barriga da mãe serve de proteção contra os espíritos maus. nas brincadeiras também existem alguns rituais como por exemplo: embrulhar bem o presente e a grávida deverá adivinhar o que é sem abri-lo e qual foi o convidado que ofereceu o presente; este ritual, tem como objetivo preparar o bebé para amar as pessoas que lhe dão presentes de boas vindas.

Palavra proibida: Escolha uma palavra que não poderá ser dita durante toda a festa pelas convidadas, como, por exemplo, mãe ou bebé. Entregue um colar de fitas a cada uma das suas amigas e cada vez que uma delas disser a palavra proibida, aquela que identificou fica com o colar.

A vencedora será a que conseguir o maior número de colares no final da festa. os colares servem para confundir os espíritos maus, e aproximar as boas vibrações.

As brincadeiras mais comuns do Baby Shower

Não há nenhuma regra fixa para as atividades que se devem levar a cabo nesta festa, porém existem algumas atividades tradicionais que estão frequentemente presentes em todos os Baby Shower. As brincadeiras mais comuns são:

  • Embrulhar bem o presente e a grávida deverá adivinhar o que é sem abri-lo e quem deu o presente; se a grávida não acertar deverá sofrer uma consequência, como por exemplo o dono de presente pode fazer um desenho com batom ou com guache na sua barriga;
  • Adivinhar o tamanho da barriga da grávida;
  • Bingo-Bebé, etc.

Outras modalidades do Baby Shower

  • O Baby Shower também é conhecido como Chá de bebê, Chá de Cegonha ou Chá de Berço;
  • Chá de Fraldas – são as festas onde as listas de presentes são constituidas somente por fraldas, no entanto existem alguns casos  em que a lista de presentes se estende também a outros produtos de higiene (pomada contra assaduras, pós de talco, sabonete, shampoo, colónia, etc);
  • O Baby Shower Surpresa – é quando a festa é totalmente organizada sem conhecimento da futura mãe.

Quem deve organizar o Baby Shower?

Geralmente a organização do Baby Shower fica a cargo de um ou mais familiares e/ou amigos, nunca pelos próprios pais, embora não exista nenhuma regra fixa sobre este ponto. O mais comum é que seja um familiar, uma amiga ou uma colega de trabalho bem próxima, que se predispoe a organizar o evento por e para si.

Se está com imensa vontade de ter um Baby Shower e não tem nenhuma amiga que se disponibilize, pode sempre falar com as avós (ou uma irmã, ou uma prima) para fazer os convites? Prepare uma lista das amigas que pretende convidar e peça para que sejam enviados. Depois pode organizar o resto da festa a seu gosto e de acordo com o seu orçamento.

Qual é a altura ideal da gravidez para fazer o Baby Shower ?

O Baby Shower acaba por ser uma boa distração para aquela ansiedade que se apodera da grávida, nas últimas semanas de gravidez, quando tem a sensação que os dias demoram anos a passar. Além do mais, nada como um Baby Shower com a presença da futura mão com barrigão enorme para aumentar a rapidez da contagem decrescente para o grande dia.

Mas procure marcar a data antes das 37 semanas de gravidez, para não correr o risco do bebé chegar antes da festa. Ao escolher uma data, converse com as avós e as pessoas mais chegadas para ter a certeza que elas não têm compromissos já marcados no mesmo dia. Nada mais chato do que planear uma comemoração e metade dos convidados não aparecer por algum motivo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 9 Média: 2.4]