Tenha em atenção a saúde e a higiene do gato

0
598

Tenha em atenção a higiene do gato. Eles lambem-se, reviram o corpo, afagam a pelagem, numa operação que pode demorar largos minutos, quase como se se preparassem para uma noite de gala. Mas fazem-no todos os dias e a quase toda a hora, ao bom estilo de uma limpeza a seco.

A higiene do gato

É do senso comum que os gatos não gostam de água, mas se desejar que o seu bichano se apresente no seu melhor, um banho é indispensável.

O banho do gato

Use para isso um champô especial para animais, suave e água morna. Pode ainda optar por um banho de espuma seca própria, no caso de o seu gato ser daqueles que quase nem conseguem aproximar-se da tigela da água.

A escovagem do pêlo

Para o ajudar a livrar-se do pêlo que vai caindo, uma boa escovadela ajuda, especialmente para os que têm o pêlo mais comprido, evitando os nós na pelagem, e se ele suporta a água, pode ainda passar com as mãos húmidas no corpo do animal, recolhendo assim o excesso de pêlo e refrescando-o.

As orelhas do gato

Existem, no entanto, alguns pontos do corpo em que nem o mais contorcionista consegue chegar, como os ouvidos, que devem ser limpos por si, com toalhetes de limpeza especiais ou uma gaze humedecida com água oxigenada diluída. Tenha em especial atenção as pregas auriculares e evite ao máximo o uso de cotonetes, sempre perigosas para os tímpanos, até pela dificuldade em manter o animal quieto.

A zona dos olhos

Os olhos são também muito delicados, para o que deve utilizar uma gaze embebida em água de rosas ou soro fisiológico. Ao limpar, observe também se não existem demasiadas “remelas”, sinal de que pode haver um problema fisiológico.

As unhas

Para o seu Tareco afiar as unhas e as desgastar é essencial prover-lhe com algo especial para esse acto, se deseja manter o cabedal das cadeiras ou dos sofás em boas condições. Outra opção passa pelo corte regular das garras, mas atenção, referimos corte e não a extirpação, um erro muito comum em donos de gatos.

A saúde do gato

Um factor muito importante de alarme acontece quando os gatos desleixam a sua própria higiene, apresentando um aspecto sujo e com o pêlo baço, especialmente os que não têm por hábito passear na rua. Isto pode querer dizer que o animal está com problemas de saúde ou emocionais.

Um gato bem cuidado e limpo não exige muito do seu tempo e o seu animal de estimação vai agradecer-lhe.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]