O despertar do corpo

0
1031

Dorme descansada e de repente: maldito despertador! Toca e não há nada a fazer. Mas a si ainda lhe apetecem mais uns minutos na cama. Fica, mas depois a moleza é bem maior.

Prepare-se antes para o dia com uns bons exercícios de alongamentos. Uma noite bem dormida quer um despertar cheio de vitalidade, especialmente nestes dias mais frios em que apenas apetece ficar no quentinho dos cobertores. No entanto, bastam 15 minutos diários de exercícios de alongamentos, para o seu corpo ficar a 100% para enfrentar mais um dia de trabalho. E o melhor é que podem ser mesmo feitos ainda debaixo dos lençóis.

Como forma de aquecimento, antes de sair da cama, estique todo o corpo, numa demorada espreguiçadela, que irá preparar os seus músculos para os exercícios de alongamentos.

Ainda deitada, de costas, abrace os dois joelhos e permaneça nesta posição entre 30 a 60 segundos. Este exercício permite alongar os músculos da região lombar. E para a musculatura posterior das coxas, ainda deitada de costas, apoie um dos pés no colchão. Tente levantar o outro em direcção ao tecto, mantendo a perna semi estendida por 30 a 60 segundos. Faça o mesmo com a outra perna.

Deitada, abrace os joelhos e depois afaste-os, relaxe os braços e coloque-os sobre a cama em forma de cruz. Mantenha as pernas flectidas e unidas, mas encoste os pés ao colchão. Vire o joelho esquerdo até que (ainda com a perna dobrada) ele se encoste à cama. Permaneça nessa posição um minuto e depois troque de lado. Desta forma estará a trabalhar os músculos anteriores e posteriores do tronco.

Relaxe durante alguns segundos e vire-se de barriga para baixo. Encoste as duas palmas das mãos no colchão, à altura dos ombros. Faça o movimento de flexão, mas sem levantar os quadris e mantenha a posição pelo menos 20 segundos.

Em seguida, volte à posição inicial e, desta vez, flexione os quadris, de modo a sentar-se sobre os calcanhares mas deixe os braços esticados o máximo que conseguir para a frente. Mantenha a posição durante um minuto.

Para trabalhar a região dorsal, sente-se na cama com os joelhos flectidos e os pés tocando o chão. Movimente o tronco, levando as costas para trás e os ombros um pouco para frente. Apoie as mãos na perna para se estabilizar nessa posição. Volte à posição inicial e, desta vez, lance o peito para frente e os ombros para trás. Tente deixar todas as curvaturas da coluna direitas.

Um dos pontos mais importantes do corpo feminino são os peitorais. Sentada com as pernas flectidas e cruzadas, levante os braços lateralmente, até que o seu corpo forme uma cruz. Tente aproximar os cotovelos das costas. Fique nessa posição durante um minuto.

Por fim, trabalhe um pouco os ombros, flexionando os braços e colocando a palma das mãos sobre os ombros. Gire-os, de modo a formar grandes círculos com os cotovelos. Procure manter o movimento lento e controlado.

Ainda alguns conselhos úteis:

  • a atenção especial deve ir para os músculos posteriores do tronco e das pernas;
  • tente permanecer na mesma posição no mínimo 20 segundos;
  • alongue-se até o limite do movimento (sem que sinta dor);
  • encontre as posições para o seu corpo relaxar durante o exercício e expire sempre quando chegar ao limite do movimento, para aliviar a tensão.

Depois destes exercícios ninguém a vai conseguir parar durante todo o dia e os seu corpo vai agradecer-lhe profundamente.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]