Discipline o Exercício Físico

0
911

É na altura da Primavera que começa a ficar preocupada com esses quilos a mais e com essas gorduras que tendem a evidenciar-se em determinados pontos do seu corpo.

A verdade é que deve começar a pensar, desde já, que o exercício físico não é algo meramente esporádico e que deve ser visto como um hábito natural, semelhante a tantos outros que preenchem o seu quotidiano.

Da mesma forma que reserva hora no cabeleireiro, ou combina ir tomar café com aquela sua amiga da faculdade, pode também começar a programar horas apropriadas para fazer exercício físico. Pode, por exemplo, colocar o exercício físico como uma das tarefas prioritárias da sua agenda. Torne-o tão importante como tantas outras actividades que programa diariamente, quer seja ir ver aquele filme que acabou de estrear ou ir pagar a conta da electricidade. Pense que esta actividade é algo fundamental para garantir a sua saúde, bem estar e a sua constituição física.

A velha desculpa da falta de tempo já não pega muito bem! De há um tempo a esta parte, a abertura de ginásios tem sido uma constante, o que significa que facilmente encontra um ginásio na sua área de residência. Além do mais, os ginásios hoje em dia apresentam um horário de encerramento que vai ao encontro das suas necessidades. Assim, dificilmente encontra um ginásio que encerre à hora de jantar, pois a maioria deles fecha por volta das 22 horas, precisamente para que possa sair do seu trabalho e ter tempo para ir treinar.

A variedade de aulas e de actividades nos ginásios é de tal ordem que facilmente encontra algo que seja adequado para si e que corresponda aos seus desejos. Actividades como musculação, step, body combact, hidroginástica, entre tantas outras, produzem excelentes resultados desde que se empenhe seriamente no seu treino. Todavia, e se as suas possibilidades económicas não permitem este género de “extravagâncias” há sempre outra alternativa: faça longas caminhadas e aproveite para correr um pouco no meio da natureza. Existem locais amplos, envoltos num ambiente de ar puro, que vão produzir excelentes resultados!

Ultrapassada a fase da falta de tempo e da escolha de actividade é necessário empenhar-se naquilo que está a fazer. Não pedale na bicicleta apenas por pedalar, não corra simplesmente por correr, e opte por atribuir um pouco de prazer àquilo que está a fazer. Faça do exercício não apenas uma necessidade, mas também um período de tempo do qual é possível extrair algum prazer. Opte por não pensar somente na quantidade de calorias que tem que perder, mas acima de tudo pense o quanto é importante estar em forma e oferecer o melhor ao seu corpo.

Se nunca praticou qualquer género de exercício é aconselhável começar por treinos leves. De início, e caso opte por não ir para um ginásio, comece por fazer longas caminhadas, primeiro em passo normal e depois num ritmo mais acelerado. Posteriormente, inicie o seu exercício com passadas aceleradas e comece logo depois a correr. Com o passar do tempo, vá aumentando o grau de intensidade do treino bem como o tempo do mesmo. Inicialmente, meia hora é o ideal! Andar de bicicleta pode também ser extremamente produtivo, e se conseguir aliar a bicicleta com a corrida será ainda melhor! Caso vá para o ginásio, a pessoa responsável pelo mesmo far-lhe-á um plano de treinos adequado ao seu físico e condições.

A partir deste momento, comece a encarar o treino como algo perfeitamente natural e benéfico para si! Não se esqueça que antes de realizar qualquer treino deve executar o devido aquecimento, assim como na fase posterior os alongamentos são essenciais para evitar lesões inesperadas. Daqui a algum tempo, verá que se vai sentir bem mais leve e em melhor forma!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]