Como hidratar a pele seca no inverno

0
2223

É inevitável para a nossa pele seca, durante cerca de seis meses por ano enfrentar o tempo frio e húmido. É o Inverno e pouco mais podemos fazer do que sonhar com uns banhos de Sol no próximo Verão.

O frio de Inverno é saudável mas para muitas pessoas apenas significa uma coisa: ‘problemas de pele’. Das frieiras às gretas labiais ou à secura da pele, é uma lista que parece demasiado longa a quem padece destes males. Mas como, em quase tudo, há sempre algo que pode ser feito por si.

O corpo humano está envolvido pelo maior órgão que existe e que se chama ‘pele’. Este é uma barreira natural entre o exterior e o interior do corpo e durante o Inverno sofre mais com as temperaturas baixas. O frio reduz a película hidrolipídica que protege a pele e atrasa a circulação sanguínea a nível cutâneo, deixando-a menos protegida contra as agressões externas.

Problemas de pele provocados pelo frio

A pele fica mais seca e fina e perde hidratação, luminosidade e vitalidade, factores que sobressaem com as mudanças bruscas de temperatura, como colocar-se em contacto directo com fontes de calor artificial.

Um contacto prolongado com o frio ocasiona a desidratação da pele e provoca um envelhecimento prematuro pela formação de radicais livres, chegando os casos mais graves a secura extrema, avermelhamento e descamação, perda de elasticidade e aparecimento de gretas e rugas na pele e também fragilidade capilar.

Como hidratar a pele seca

Para se preparar e evitar este tipo de problemas, nada melhor do que alguns cuidados extra, tendo sempre como alvo três objetivos essenciais: hidratar, proteger e nutrir as zonas mais sensíveis do corpo, como o são o rosto, os lábios, o contorno dos olhos, o pescoço e as mãos.

Se tem uma pele seca, esta é que mais cuidados necessita durante este período, e por isso é importante aplicar no rosto um creme hidratante durante o dia e um creme nutritivo à noite. Uma ou duas vezes por semana deve ainda submeter o rosto a uma máscara hidronutriente.

Um pequeno truque é colocar um lenço de papel embebido em tónico sem álcool sobre o rosto durante alguns minutos, para termo-regular a pele e hidratar a pele seca.

Como escolher o creme para a pele seca

Alguns cuidados também na hora de escolher o creme a aplicar. Este deve ter produtos hidratantes com ação de barreira e uma textura enriquecida. Escolha ainda cremes específicos para proteger, acalmar e regular e cremes nutritivos para evitar as carências no funcionamento celular.

Os cremes devem ter um grande conteúdo gordo para evitar a perda da camada hidrolipídica da pele e conter vitamina E para evitar a proliferação dos radicais livres e atrasar o envelhecimento. Outra opção são os cremes à base de elastina ou colagénio e os óleos ricos em ácidos gordos ou óleos vegetais, para reduzir as perdas de água.

Ao espalhar estes produtos de cosmética não se esqueça do pescoço, porque também ele está exposto ao clima, além do atrito que certas roupas podem causar nesta zona, secando ainda mais a pele.

Proteger os lábios

Especialmente sensíveis são os lábios, uma vez que se encontram protegidos por uma semi-mucosa e não têm glândulas sebáceas. O frio provoca, em lábios não cuidados, gretas dolorosas e uma sensação de pele esticada e seca. Por isso, é indispensável um protetor labial e se necessário, um tratamento específico de hidratação e regeneração para os lábios.

Proteger as mãos do frio

A mãos são outro dos pontos que mais sofrem com as baixas temperaturas, sofrendo desidratação pelo que não se deve esquecer de passar todos os dias um creme nutritivo e flexível. Além disso, não se esqueça das luvas em casa.

O resto do corpo não fica de fora deste tratamento, até porque o abuso de roupas quentes e fechadas, impede a correta transpiração e pode provocar descamação da pele. Um duche com um gel hidratante ou a aplicação de um creme nutritivo são a melhor opção. No caso de viver ou visitar um local junto de montanhas ou com neve, não se esqueça de se proteger com filtros solares antes de se expor ao Sol de Inverno.

E vá continuando a proteger a sua pele seca e a sonhar com os dias solarengos que pode gozar no próximo Verão.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]