Trânsito intestinal: ponha-o em marcha!

0
1141

A prisão de ventre é um problema universal. Este desconforto tem, na maior parte das vezes, a sua génese no stress, na alimentação desregulada e na falta de exercício físico.

Mas se na sua cabeça paira a palavra laxante, saiba que existem frutas que naturalmente têm esse poder: A ameixa e o kiwi.

O funcionamento dos intestinos varia de pessoa para pessoa, mas são as mulheres quem mais sofrem com o pesadelo da sensação de barriga inchada, dores e mal-estar intestinal. Na maior parte das vezes, a prisão de ventre está associada a um desequilíbrio alimentar.

A melhor forma de reduzir o desconforto passa pela combinação adequada de exercício físico e uma dieta rica em alimentos com fibras. Os legumes e a fruta são novamente os aliados naturais e eficazes a ter em cima da mesa, graças à sua combinação de nutrientes: hidratos de carbono, vitaminas, minerais, antioxidantes e, o mais importante, as fibras! Mas para que estes alimentos possam desempenhar o seu papel, deve seguir as recomendações que aconselham o consumo de cinco peças de fruta por dia.

Em casa, no local de trabalho, num jardim ou a caminho do ginásio, não há razão para não comer fruta. Na verdade, as doses fruta bebível facilitam a ingestão da fruta e respeitar as indicações nutricionais. O consumo de fruta em todas as refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar – é importante para melhorar o funcionamento dos intestinos, ao mesmo tempo que reforça o seu sistema imunitário.

Os lanches da manhã e da tarde também são momentos ideais para reforçar o consumo de fruta, já que uma dose de fruta é uma boa fonte de fibras e evita que se encha em alimentos calóricos e com pouco interesse nutricional.

KIWI E AMEIXA: COM MUITA FIBRA!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo diário de 25g de fibras. Para isso dever-se-á consumir cerca de 400 g de fruta e legumes por dia e cereais integrais. Se bem que a fibra é um nutriente que existe naturalmente em todas frutas, a verdade é que a ameixa e o kiwi têm fama, e proveito, de serem os mais eficazes (kiwi e ameixa, ambos com 1,9 gramas por 100 gramas*) quando se trata de regularizar o trânsito intestinal.

Outro fruto bem conhecido de quem tem problemas de prisão de ventre é o kiwi. O seu raiado verde e os pequenos caroços pretos, indiciam-no enquanto fornecedor de doses consideráveis de fibra. O seu consumo regular actua enquanto laxante natural, garantindo um trânsito intestinal regular.

A obstipação está associada ao tipo de alimentação que se faz. Uma mudança da dieta, rica em fibras alimentares, permite contrariar os problemas do trânsito intestinal. O bom funcionamento intestinal é fundamental para garantir a eliminação dos resíduos produzidos, bem como a absorção eficaz dos nutrientes ingeridos nas refeições.

Para garantir a saúde dos intestinos é por isso importante aumentar a ingestão de alimentos com fibras, como o caso da fruta, beber muita água e praticar uma actividade física (estimula os músculos abdominais, favorecendo o trânsito intestinal). Pequenos truques que vão certamente deixá-la mais leve.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]