Barriga inchada – como vestir as calças que já não apertam

Há dias em que as calças já não apertam, a barriga fica saliente e as pernas e os pés estão inchados. A sensação de inchaço que sente, é o seu corpo a fazer retenção de líquidos, normalmente chamado como barriga inchada.

0
6397

Há dias em que as calças já não apertam, a barriga fica saliente e as pernas e os pés estão inchados. Nesses dias não entre em pânico. Não engordou de um dia para o outro. A sensação de inchaço que sente, na verdade, é o seu corpo a fazer retenção de líquidos, normalmente chamado como barriga inchada.

A retenção de líquidos é um inchaço causado pela acumulação de água no organismo. Tal provoca a sensação de desconforto no corpo parecendo-lhe ter engordado alguns quilos.

A retenção de líquidos poderá dar-se pelo stress, menstruação, gravidez ou até mesmo pela má alimentação.

Barriga inchada

No entanto, existem alguns alimentos que a ajudam a combater a sensação de barriga inchada:

Cereais

A aveia é um cereal rico em proteínas e minerais que além de fortalecer os dentes, ossos e o tecido conjuntivo, é muito eficaz no fornecimento de energia e estabilização dos níveis de estrogénio, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo.

A granola também é um tipo de cereal que ajuda no combate da retenção de líquido, pois é um alimento composto por selênio e zinco, minerais que agem como antioxidantes no organismo. Além disso, regulam o intestino, garantem uma pele mais bonita e combatem a sensação de inchaço e mal-estar da retenção de líquido.

Estes alimentos são digestivos e contribuem para o bom funcionamento do organismo evitando a prisão de ventre. Pode consumi-los combinados com iogurte e fruta. Ainda existem outros cereais integrais que tem o mesmo efeito de combate à retenção, como é o caso do arroz e da linhaça.

Chás

Para combater a sensação de inchaço e mal-estar do corpo, é necessário consumir bastantes líquidos. Os chás diuréticos, como chá branco, verde, carqueja e cavalinha, são óptimas opções apara ajudar na diminuição da retenção de líquidos porque possuem propriedades que ajudam acelerar o metabolismo e ainda queimam algumas calorias.

Conheça as nossas sugestões de chás para este problema em baixo neste artigo.

Água

A água é a principal aliada para combater a retenção de líquido. Consumir até 2 litros de água por dia é essencial não só para a hidratação do corpo como também para estimular o funcionamento dos rins, que são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo, o que ajuda a aliviar o inchaço do corpo.

Frutas

Algumas frutas combatem o inchaço, como por exemplo a melância, o abacaxi e a pêra, que possuem uma grande quantidade de água.

O melão, que é diurético, a uva e ameixa, também auxiliam na limpeza do organismo porque evitam a prisão de ventre. Já a manga, a banana e a laranja fazem o corpo desinchar.

Legumes

Os legumes possuem um efeito diurético, contêm uma boa quantidade de água e ajudam a ativar a circulação. A rúcula e agrião são verduras diuréticas. Já o pepino, alface e abóbora possuem bastante água na composição e as verduras com folhas escuras activam a circulação.

E quais os alimentos que deve evitar?

Da mesma maneira que existem alimentos que ajudam a combater a retenção de líquido, existem outros que contribuem para um aumento do desconforto.

Se estiver com a sensação de inchaço e mal estar então evite consumir alimentos como:

  • leite
  • condimentos (mostarda e ketchup)
  • doces com bastante açúcar
  • alimentos enlatados
  • cafeína
  • refrigerantes
  • sal

Agora, só tem que fazer uma alimentação equilibrada para evitar o desconforto da retenção de líquidos e a sensação de barriga inchada.

O chá para a barriga inchada

 

Conheça os chás que recomendamos

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 3]