Mulher Portuguesa

Thursday
May 17th
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
HOME Amor Sexualidade O Abecedário dos Preservativos

O Abecedário dos Preservativos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Já não restam muitas dúvidas de que foram os romanos os primeiros a usar bexigas de animais adaptadas ao pénis para evitar as gravidezes indesejadas, e com o aparecimento da SIDA, tornou-se mesmo indispensável. Acessório indispensável nos relacionamentos amorosos, o preservativo está cada vez mais na moda. E sobre ele pode mesmo ser escrito um pequeno dicionário.

Aroma – Agora já pode provar um pouco de tudo, usando a ‘borrachinha’ de protecção. Longe vão os tempos em que esta sabia apenas ao latéx em que era fabricada, agora a dificuldade está na escolha e no paladar de cada qual.

Balão – Para quem se quer divertir, usá-lo como balão é do melhor. Experimente mesmo dar um saco diferente de bombons ou rebuçados, especialmente se estiver numa despedida de solteiro. Mas o balão serve também para testar a sua flexibilidade, mas não é caso para se por a soprar em cada preservativo!

Camisas-de-Vénus – Nome carinhoso porque eram e continuam a ser conhecidos os preservativos, numa homenagem à deusa do Amor, causadora de toda esta confusão.

Contraceptivos – Área em que o preservativo se integra, usado para evitar a gravidez, a par com a pílula contraceptiva, as injecções de hormonas, o Dispositivo Intra-uterino, e os métodos de barreira.

Doenças sexualmente transmissíveis – A razão porque o preservativo se tornou indispensável nas relações sexuais. Se antigamente era a sífilis que levou ao aparecimento do preservativo, hoje em dia é a SIDA a principal fonte de preocupação. Mas existem outras doenças que podem ser evitadas com o uso do preservativo como a gonorreia, hepatite, entre outras.

Distribuição – A polémica está instalada com a questão de colocar ou não máquinas de distribuição de preservativos nas escolas. Outro problema coloca-se com alguns dos preservativos distribuídos gratuitamente, na maior parte do caso rejeitados noutros países e distribuídos em Portugal.

Ejaculação – Após esta, o preservativo deve ser retirado imediatamente, mesmo antes da erecção começar a diminuir.

Farmácia – Local onde se continuam a vender preservativos (mas não vá pedir aspirinas piscando o olho). Além disso, também aqui pode receber informações úteis acerca da colocação deste, algo que não obterá nos supermercados.

Fenidom – Claro que isto de preservativos já não é só para eles, e as mulheres já podem também contar com o Fenidom, o preservativo feminino, que ainda não tem muita aceitação no nosso país, mas que pode ser uma boa alternativa. E depois não há razões de queixa que são eles que não o colocam...

História – No século XVI que o anatomista italiano Gabriel Fallopius recomendava um saquinho feito de linho e amarrado com um laço. Um século depois, um médico inglês, Dr. Condom, resolveu criar um protector feito com tripa de animais para o rei Carlos II, a fim de evitar o nascimento de tantos filhos ilegítimos. Em 1939, com a descoberta do processo de vulcanização da borracha, os preservativos passaram a ser fabricados com esse material e ficaram mais elásticos.

Homossexuais – Existem já preservativos e lubrificantes específicos para as relações anais, mais resistentes e seguros que os normais.

Igreja – A velha e tradicional inimiga da ‘camisinha’. Nem mesmo com a entrada no novo milénio a Igreja cede ao uso do preservativo.

Jovens – São eles os mais atreitos aos problemas da falta de educação sexual e planeamento familiar, mas tirando a polémica da venda de preservativos na escola e a sempre sonhada mas não alcançada disciplina de educação sexual, pouco ou nada tem sido feito no nosso país.

Látex – Material plástico em que o preservativo é fabricado, que lhe permite uma resistência maior do que o plástico e uma maior elasticidade.

Líquido prostático – É produzido quando tem início a excitação sexual masculina, e nele já existem espermatozóides em número reduzido mas que podem provocar gravidez. Por isso, o preservativo deve sempre ser colocado antes de qualquer penetração.

Lubrificação – Indispensável para um uso correcto do preservativo, mas estão proibidos os lubrificantes à base de vaselina, óleos ou de produtos lácteos. Devem ser apenas usados os fabricados à base de água e sim, a saliva é um bom lubrificante, mas às vezes pode não chegar para resolver o assunto.

Mulheres – Elas queixam-se do uso do preservativo, por este ser algo abrasivo e retirar o prazer, mas a lubrificação existe para isso mesmo.

Norma Europeia – Pela qual todos os preservativos têm de ser fabricados, mas segundo alguns estudos, parece que as medidas não estão muito certas com as medidas dos homens europeus, deixando muito espaço de folga.

Oral – No sexo oral, e se não conhece o parceiro, o uso do preservativo é obrigatório, em especial se existirem pequenas feridas nos órgãos sexuais ou na boca. E quem é que não quer provar alguns dos novos sabores?

Preservativo – Contraceptivo em látex que se coloca no pénis, impedindo a entrada do esperma na vagina. Quando usado correctamente é altamente eficaz, devendo ser colocado no início da relação e retirado logo após a ejaculação. O preservativo é o método contraceptivo mais eficaz na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis A sua eficácia aumenta se for usado conjuntamente com um espermicida. O preservativo pode ser adquirido em qualquer farmácia ou supermercado.

Programa "Preservativo Sim Obrigado – Pretende promover, em Portugal, o sexo mais seguro e explicar os factores protectores do preservativo com maior incidência de aplicação nas zonas com estruturas de Ensino Superior (Politécnico, Profissional, Universitário) público e privado, disponibilizando materiais de informação e sensibilização a estruturas associativas e académicas do ensino superior, bem como a organizações e projectos que envolvam jovens entre os 18 e os 25 anos.

Qualidade – Ainda alguns deixam algo a desejar, em especial os distribuídos gratuitamente, mas as normas europeias estão cada vez mais apertadas em torno deste produto. A evitar as que são lubrificadas com óleos ou vaselina.

Romper – É o drama que mais aflige quem usa o preservativo, embora os de boa qualidade estejam preparados para sofrer pressões muito mais elevadas do que as produzidas pelo acto sexual. As principais causas para isso acontecer são a inexperiência do utilizador e o uso de tamanhos desajustados.
No caso de tal acontecer, e para evitar a gravidez, existem já no mercado pílulas abortivas, sendo que o melhor é recorrer ao Centro de Saúde da área de residência.

SIDA – Está na boca de toda a gente e é a doença responsável pelo regresso triunfal do preservativo, considerado como o único meio eficaz de protecção na relação sexual (tirando este, só a abstinência).

Tempo – É importante verificar sempre os prazos de validade, porque o latéx tende a deteriorar-se com o tempo. O valor normalmente aceite de validade é de cinco anos após o fabrico (não da compra!).

Utilizar – Nada que um bom manual não ensine, mesmo através da net. Antes de experimentar ‘ao vivo’ porque não tentar com uma banana? Além disso, é preciso ter em conta que o preservativo tem de ser utilizado uma única vez. Os principais passos são: colocar o preservativo no início da relação, com o pénis em erecção e retirar logo que ocorra a ejaculação, com o pénis ainda em erecção, e deve segurá-lo bem para evitar que fique retido na vagina.

Variedade – Com tantos sabores, formas e texturas à escolha, não tem desculpa para não usar, pelo menos como curiosidade, se tem uma relação segura.



Comentários (0)
Escrever um comentário
Your Contact Details:
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(
:sleep::););)):0
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."

 


Fotos

banner_passatempo_ler








Galeria de Fotos

Inquérito

Quando é que costuma usar maquilhagem?
 


FOX FOXLIFE FOXCRIME FX FOXNEXT NGC