Sexualidade e planeamento familiar de comissão igualdade

5837
Sexualidade e Planeamento Familiar
Sexualidade e Planeamento Familiar

Sexualidade e Planeamento Familiar de Comissão Igualdade e os Direitos das Mulheres da Colecção Informar as Mulheres.

Sexualidade e Planeamento Familiar

A Comissão Para a Igualdade e Para os Direitos das Mulheres, tem vindo a lançar diversos pequenos livros sob os temas que mais interessam às Mulheres. Desta forma, optamos hoje por falar da edição nº 14 da Colecção Informar as Mulheres, que retrata o tema da Sexualidade e Planeamento Familiar.

A sexualidade é o tema do dia e do momento. No entanto, muitas pessoas falam de sexualidade sem saberem muito bem o que significa na realidade. À sexualidade estão implícitos conceitos como o da reprodução, desejo, prazer, relação amorosa, mas acima de tudo identificação.

Da sexualidade há a ter em conta determinados aspectos, como é o caso dos órgãos sexuais que, para além de terem associada a si a função sexual têm também a função reprodutora.

A sexualidade passa pelo devido conhecimento e identificação, de todas as situações e conceitos inerentes ao acto sexual, aos métodos contraceptivos e ao caminho para a reprodução. Existem alturas em que a reprodução não é possível e outras em que, um pequeno deslize acaba por dar vida a um pequeno feto.

Implícita à reprodução está obrigatoriamente ligada a gravidez e todos os pormenores que devem ser devidamente tidos em conta, antes, durante e após o parto.

Para evitar a gravidez, é aconselhável utilizar um método contraceptivo aplicado à sua situação e que proporcione a melhor segurança possível, evitando nascimentos não programados. Nada melhor do que ir a uma consulta de planeamento familiar para ficar automaticamente por dentro do assunto, não correndo riscos ou suscitando dúvidas a si mesma.

As consultas de Planeamento Familiar são a melhor fonte de informação, em matéria de sexualidade e de gravidez. É bem melhor informar-se num local seguro e com pessoas que percebem do assunto, do que andar a fazer questões a pessoas que percebem pouco mais que você. A consulta não custa absolutamente nada e aí, ser-lhe-ão respondidas todas as questões sem qualquer pudor ou subjectividade.

O livro lançado pela Comissão Para a Igualdade e Para os Direitos das Mulheres sob o título, Sexualidade e Planeamento Familiar retrata todos estes assuntos, bem como a questão da adopção ou mesmo do aborto. Atribui maioritariamente uma forte importância ao processo reprodutivo e aos métodos contraceptivos, demonstrando as suas explicações com exemplos figurativos e imagens.

Ainda que, hoje em dia as pessoas estejam mais informadas quanto ao aspecto da sexualidade, existe ainda muita ignorância fruto de explicações e leituras menos correctas, aos quais os jovens estão expostos. O importante é contribuir com a informação eficaz e clara nesta área, de maneira a que não aconteçam mais situações desagradáveis que apenas vão prejudicar a criança.

Antes de fazer o que quer que seja, pense duas vezes e tome as devidas precauções. Se a sorte já a tocou uma vez, não significa que volte a acontecer para a próxima. Primeiro informe-se sobre tudo aquilo que precisa de saber e de seguida, tome as devidas precauções…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]