Combatendo a Timidez

0
1633

Costuma corar inexplicavelmente? Quando entra num sítio baixa a cabeça? Se estiver com muitas pessoas limita-se a estar em silêncio? Estas são algumas das características dos tímidos.

Ainda há na nossa sociedade muitas pessoas tímidas. Não têm motivo para assim o serem, não recebem apoio de terceiros e têm a sensação que ninguém os consegue compreender. Raramente saem com muitas pessoas, preferindo um amigo ou dois, ou mesmo ficar em casa na companhia de um filme ou livro.

Coram com muita facilidade, e são capazes de estar horas em silêncio, mesmo que tenham vontade de soltar as suas opiniões. Geralmente andam cabisbaixas, com os olhos pregados no chão, e raramente conseguem enfrentar as pessoas de frente. Este é o cenário que caracteriza uma pessoa tímida.

Não se consegue identificar de imediato uma pessoa tímida, mas também não é necessário muito mais tempo para se saber que se está perante uma delas. Estas pessoas estão sempre extremamente nervosas, não conseguem ver as coisas de uma forma calma, pensam mais do que agem ou falam, e têm uma maior dificuldade em estabelecer relações amorosas devido à sua timidez. Não apreciam extravagâncias ou loucuras, e muito dificilmente as encontram no meio de uma multidão, simplesmente porque têm pânico de outras pessoas. A personalidade de um tímido não engana ninguém!

Os tímidos são pessoas muito sensíveis que conseguem lidar com o desconhecido apenas em raras situações. Por muito difícil que os tente mudar, tentando torná-los mais extrovertidos, isso vai ser uma coisa morosa, complicada, na mediada em que a pessoa tímida é que tem que se sentir preparada para tal. Vai chegar a altura em que ela mesma vai querer mudar e, aí sim, você já pode intervir!

Mas porque é que uma pessoa é tímida? A timidez provém logo da infância, altura na qual a criança começa logo a desenvolver a sua personalidade. Por motivos de educação, falta de carinho, protecção em demasia ou ausência de incentivo, a criança pode começar a desenvolver a sua timidez, prolongando-se esta pela vida diante.

Nunca ouse divertir-se à custa de um tímido! Pelo facto de serem pessoas extremamente sensíveis, uma pequena brincadeira ou uma observação mais dura poderá colocar a sua auto estima ainda mais baixa do que ela já está. Há também a ter em conta o pormenor dos tímidos serem muito perfeccionistas, e a mínima falha para eles pode indicar logo uma tragédia de proporções irreversíveis. Além do mais, a pessoa tímida tem uma enorme dificuldade de expressão, omitindo os seus pontos de vista profissionais e amorosos. Por isso estes dois campos, a profissão e a vida amorosa, são áreas nas quais a pessoa tímida tem grandes dificuldades de adaptação.

Em muitas circunstâncias, o tímido apresenta uma enorme tendência para se diminuir, podendo este estado fazer confusão às pessoas ditas normais. No fundo, trata-se apenas da sua maneira de expressar o quanto gostava de mudar, e encarar o mundo de outra forma. Precisam de muita atenção e carinho, e não podem jamais ser ‘forçadas’ a fazer o que quer que seja. Esta atitude pode apenas levar a que ela se afaste de si, com receio de ter que vir a passar pela mesma situação! São as pessoas tímidas que estabelecem os momentos indicados para se conseguirem soltar e não você!

É ainda fundamental perceber que este estilo de vida é perfeitamente ultrapassado desde que a própria pessoa se proponha a ser ajudada. Aqui, você já pode ajudá-la a fazer rir, a ir dançar, jantar fora, e a conviver com as restantes pessoas. Até lá, dê-lhe toda a força, porque ela vai precisar muito dela!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Partilhar