Chocolate – um doce prazer

0
657

O chocolate faz mesmo mal à saúde? Dizem-nos que comer chocolate não é saudável Que faz mal aos dentes, à pele, etc. Mas será mesmo assim?

Para quem anda sempre à procura de desculpas para atacar uma boa caixa de bombons ou uma grande tablete de chocolate, aqui vão mais algumas.

No que diz respeito aos dentes, por exemplo, o chocolate parece ser menos prejudicial do que outros produtos com o mesmo nível de açúcar, como os rebuçados ou os caramelos. Porquê? Devido à sua natureza, o chocolate desaparece rapidamente da boca com a ajuda da saliva. Assim, os dentes acabam por ficar menos tempo em contacto com o chocolate.

Mas há mais. O chocolate é, na verdade, uma droga natural, contendo elementos químicos que estimulam os mesmos receptores cerebrais que a marijuana.O chocolate actua assim como estimulante, contribuindo para uma maior concentração e atenção.

Estudos realizados na Pennsylvania State University e na Southwestern University Medical Center, nos EUA, demonstram ainda que o consumo elevado de leite com chocolate não aumenta os níveis de colestrol do sangue.

O tipo de gorduras predominantes neste tipo de produto alimentar não parecem ter, segundo estes estudos, o mesmo efeito negativo que outro tipo de gorduras saturadas.

Segundo os médicos, um copo de vinho tinto por dia não faz mal, em geral, a ninguém. Tal como os frutos e os vegetais, esta bebida possui antioxidantes que ajudam a prevenir doenças de coração.

Agora um estudo da American Chemical Society demonstra que o chocolate é o alimento que contém o maior nível de antioxidantes.Uma barra de chocolate, por exemplo, corresponde a cerca de cinco porções de fruta ou vegetais. Se estes antioxidantes são ou não absorvidos pelo organismo é o que falta saber, mas os investigadores já estão a tratar disso.

Mas nem tudo são boas notícias. O The New York Times publicou um artigo onde alerta para o facto de haver um consumo exagerado de chocolate nos nossos dias. Isto, em principio, não traria problemas. O que se passa é que as plantações de cacau, um pouco por todo o mundo, estão a sofrer com doenças e pragas de difícil controlo.

Será então que o chocolate vai desaparecer? Para quem estiver preocupado com esta situação, aconselhamos que comece a armazenar alguns dos seus chocolates favoritos – quando guardados num armário arejado o chocolate pode durar cerca de um ano.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Partilhar