Receita das Talassas, as filhoses da Estremadura

0
2513

A área mais cosmopolita de Portugal, aqui as tradições já não são o que eram. O Natal assume proporções mais consumistas com ao apelos das lojas e a mesa da consoada é preparada mais às pressas, porque o tempo é pouco e dá menos trabalho comprar do que fazer.

Nesta mesa reina uma importação de produtos: o bolo-rei, introduzido em Lisboa já lá vão mais de cem anos, o peru de Natal, tradição que afasta das mesas as restantes carnes, os troncos de Natal, cobertos de chocolate.

Mas em cada mesa ainda se compõem as tradições familiares e as filhoses estão sempre presentes, aqui com outros nomes, talvez para fazer distinguir as suas origens.

Imprimir Receita
Talassas, Flores ou Rosas
A sua receita de Talassas, Flores ou Rosas deliciosa e fácil de preparar. Siga as instruções e Bom Apetite!
Tempo Preparação 20 min
Tempo Cozedura 5 min
Tempo passivo
2 horas
Doses
porções
Ingredientes
Massa:
Calda:
Tempo Preparação 20 min
Tempo Cozedura 5 min
Tempo passivo 2 horas
Doses
porções
Ingredientes
Massa:
Calda:
Instruções de preparação
Massa:
  1. Desfaça a farinha com dois ovos inteiros, as duas gemas e o leite. Acrescente a raspa de limão e bata a mistura até ficar um creme homogéneo.
  2. Aqueça a forma de filhós no óleo quente por dois ou três segundos. Mergulhe o molde na massa, apenas até dois terços desta, ficando o rebordo livre. Frite a talassa até ela querer largar a forma.
  3. Nessa altura sacuda ligeiramente e esta solta-se. Deixe-a alourar, separando do molde. Estando fritas e escorridas, polvilhe com açúcar e canela. A calda é apresentada numa molheira à parte.
Calda:
  1. ferva todos os ingredientes até a calda atingir o ponto de fio. Retire as cascas dos citrinos e o pau de canela antes de servir.
Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]