Receitas dos Doces de Natal, tradição e sabor

0
7039

É na preparação da Mesa e Ceia de Natal e na seleção das receitas dos doces de Natal que muitas vezes queremos marcar a diferença da Consoada.

Por altura do Natal, a azáfama cresce à medida que o dia se vai aproximando. Começando na decoração da casa, incluindo a tradicional árvore, até à compras das prendas para os familiares e amigos, o tempo parece sempre pouco.

A maioria dos doces tradicionais do Natal só se encontram mesmo nesta época festiva e por isso não faz sentido deixar de experimentar as receitas tradicionais.

Para surpreender todos com doces de Natal tipicos portugueses ao mesmo tempo que ajudamos a continuar a memória desta arte, apresentamos uma recolha das mais saborosas receitas dos doces de Natal.

Receitas dos Doces de Natal

Para ajudar à sua escolha, desvendamos uma selecção das melhores receitas dos doces de natal que passam de geração em geração e dão continuidade à tradição gastronómica desta época festiva.

Filhós ou as filhoses de Portugal

As filhós consistem numa massa preparada à base de farinha de trigo, a que se juntam ovos, leite, fermento e azeite (algumas receitas também incluem aguardente e/ou sumo de laranja).

Esta massa batida e levedada é depois frita, tradicionalmente em azeite, podendo depois ser coberta com mel, açúcar e/ou canela.

Portugal tem uma riqueza enorme nestes fritos de Natal que abrange todo o pais. Desde as filhoses de Trás-os-montes às filhoses do Algarve e Ilhas podemos encontrar variadas maneiras de preparar, com formas, sabores e ingredientes dos mais diversos.

Para descobrir todas as tradicionais receitas de filhoses portuguesas clique aqui.

Azevias

As Azevias são pasteis recheados, geralmente à base de grão ou batata doce. O recheio inclui ainda amêndoa e ovos.

As azevias são fritas em óleo e cobertas com açúcar e canela.

Se gostar de uma alternativa menos calórica, pode experimentar fazer as azevias no forno ao invés de as fritar.

Para experimentar a preparar Azevias este ano, descubra aqui as receitas:

Sonhos, Brinhóis e Belhoses

Ao contrário das filhoses que são levedadas e estendidas, os sonhos não necessitam de ser levedados (mais rápidos na preparação) e são fritos às colheredas.

Os tradicionais sonhos são à base de abóbora e levam, como o próprio nome indica, bastante abóbora para ficarem fofinhos e humidos – um verdadeiro sonho.

Farinha, ovos, açúcar e raspa de laranja, juntam-se à receita para, no final, levarem uma cobertura de calda de açúcar.

Para encantar os seus amigos com estes sonhos de ir às nuvens experimente uma destas receitas:

Rabanadas ou Fatias Douradas

As Rabanadas ou Fatias Douradas são fatias de pão passadas por leite e depois por ovos batidos que vão a fritar até ficarem douradas.

Cobertas com calda ou simplesmente polvilhadas com açúcar e canela são uma delicia fofinha.

Se gostar de uma alternativa menos calórica, pode experimentar fazer as fatias douradas no forno ao invés de as fritar.

Neste período do Natal, comece o dia com uma Fatia Dourada e sinta-se em forma para a compra dos presentes:

Coscorões

Os coscorões tais como as filhoses, também são um dos doces tradicionais do Natal com presença obrigatória na mesa da noite de consoada.

Estes geralmente são mais pobres que as filhós, porque são essencialmente massa frita, sem a presença da abóbora ou do sumo de laranja, mas sempre igualmente deliciosas.

Faça com antecedência os seus coscorões e já tem uma entrada para receber os seus amigos:

Broas

Quem não conhece as broas pequenas, muitas vezes decoradas com petitas coloridas de batata doce, milho ou de qualquer outro aroma que a criatividade do pasteleiro criou?

As broas também devem ter presença marcada na sua mesa de Natal. As broas podem ser guardadas durante vários dias sem perder o seu sabor.

Por isso, tal como nos coscorões, prepare as suas broas com antecedência e surpreenda os seus amigos.

Bolos tradicionais do Natal

O Bolo Rei é talvez o mais emblemático doce de Natal.

As receitas são muitas mas incluem sempre uma massa que leveda, à qual se juntam depois vários frutos secos e frutas cristalizadas.

Uma fatia deste bolo denso e ricamente ornamentado faz as delicias de qualquer um de nós.

Não menos importantes, os Troncos de Natal, as Lampreias de Ovos, os Bolos de Natal e muitos outros tornam esta lista infindável e todos têm lugar reservado em qualquer mesa de Doces de Natal.

Desvendamos algumas receitas

Para além destas, podemos encontrar muitas outras receitas de doces de Natal, de doces conventuais ou de sobremesas tipicamente desta época do Natal. Mas não só de doces e sobremesas se vive a mesa do Natal e por isso . deixamos aqui alguns truques para a preparação dos seus doces, e diversas sugestões para a sua ceia de Natal.

Classificação
A sua opinião
[Total: 7 Média: 3]