Flor de Sal

0 / 133
Flor de sal

O sal é um dos produtos naturais mais utilizados em toda a história e a uma das matérias primas que mais procura tem na área industrial. E agora pode usar na sua cozinha um sal ainda mais puro: a flor de sal.

Pode não saber mas o sal, para além do tempero na comida e conservação de alimentos é também utilizado na curtição de peles, produção de vidro, borracha, papel, cosméticos, baterias, colas, explosivos e muitos outros.

E na alimentação, onde é mais usado e conhecido o sal é indispensável. Quem não se recorda daquela história contada pelas nossas avós da princesa que caiu em desgraça ao dizer ao rei, seu pai, que o amava tanto como o sal da comida?

Mas se se trata de um produto indispensável, também é certo que pode trazer problemas de saúde e nem sempre os produtos que se compram são os mais adequados e se encontram nas melhores condições.

Recentemente surgiu no mercado um novo produto, a Flor de Sal. Muitas são as qualidades que apresenta, começando pelo processo com que é recolhido nas salinas.

A recolha é feita diariamente nos dias mais quentes quando, nas salinas tradicionais, se forma uma película de cristais, a flor de sal, também conhecido por nata ou coalho de sal, cristais que são depois secos ao sol. Desta forma obtém-se um produto de qualidade, pequenos cristais de sal – micro cristais, numa massa branca e cristalina.

Este sal pode servir para substituir até o sal refinado e é aconselhável ser utilizado após a confecção dos alimentos e a sua concentração permite o uso em menores quantidades.

A flor de sal é seca ao sol sem qualquer outro tipo de processamento e é embalado directamente, ao contrário do que acontece com o sal marinho de consumo, que passa por um processo de lavagem, centrifugado e seco por calor de combustão, moído e crivado e pode ainda estar sujeito a processos de branqueamento químicos.

Google+FacebookTwitterPinterestTumblrPartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS